terça-feira, 21 de abril de 2020

Fermento Natural

Nem sempre é fácil encontrar fermento de padeiro à venda e nestes últimos tempos então é que parece impossível. Todo o Mundo se lembrou de fazer pão em casa, daí a corrida ao fermento. Já tinha feito em tempos o meu femento cá em casa mas como lhe dei bastante uso não ficou nada para servir de base e não faltar. Também não cheguei a registar o processo desse fermento porque era a primeira vez e não sabia se ia funcionar. Pois bem, voltei a fazer e já o utilizei. Agora ando em processo de experiências com o pão, pois para usar este tipo de fermento que é um género de uma massa fresca mais líquida, não é igual ao fermento de padeiro de compra, por isso tem de se ver que quantidade de fermento natural a usar e há que ver as quantidades de água e farinha a usar no pão. Baseei-me numa receita de massa-mãe da Bimby, mas adaptei-a às condiçses em minha casa (que é uma casa fria) e para aproveitar restos de maçã.
Lembrei-me da outra vez que fiz o fermento natural e fui rever um dos meus pães que resultaram maravilhosamente com este tipo de fermento - Pão Integral com Cranberries e Nozes :)
E as experiências com o pão de água também já começaram ;)



Ingredientes para o 1º Dia:
  • 60g aparas de maçã (cascas, centros, restos, desde que não estejam podres - eu aproveitei os centros de umas maçãs que arranjei para assar)
  • 100g água
  • 100g farinha tipo 65

Preparação do 1º Dia:
  1. Coloque as aparas de maçã num liquidificador e junte a água. Triture durante uns segundos.
  2. Filtre o conteúdo do liquidificador para um frasco hermético totalizando 100g deste líquido (para isso vá deitando o líquido e filtrando para o frasco, que deve estar em cima de uma balança), onde irá desenvolver o seu fermento natural.
  3. Junte agora a farinha e mexa muito bem com um garfo.
  4. Feche o frasco e deixe em repouso durate 24 horas, de preferencia num local morno mas não em exposição solar.





Ingredientes para o 2º Dia:
  • 100g água
  • 100g farinha tipo 65

Preparação do 2º Dia:
  1. Após as 24 horas em repouso junte de novo ao seu frasco a água e a farinha indicados.
  2. Mexa muito bem com um garfo e volte a fechar o frasco, deixando-o em repouso por mais 24 horas.
  3. Nota: Ao fim deste tempo, se o conteúdo já tiver aumentado bastante e formado umas bolhinhas, poderá estar pronto a utilizar (no meu caso precisei de mais 2 dias porque a minha casa é fria, e assim o femento fica mais forte de certeza).

Ingredientes para o 3º Dia:
  • 100g água
  • 100g farinha tipo 65

Preparação do 3º Dia:
  1. Após as 24 horas em repouso junte de novo ao seu frasco a água e a farinha indicados. No meu caso, o frasco já era pequeno para depois ficar a fermentar, por isso separei primeiro o resultado do dia anterior em 2 frascos iguais e depois juntei 50g de água e 50g de farinha em cada um.
  2. Mexa muito bem com um garfo e volte a fechar o(s) frasco(s), deixando em repouso por mais 24 horas.


Ingredientes para o 4º Dia:
  • 100g água
  • 100g farinha tipo 65

Preparação do 4º Dia:
  1. Após as 24 horas em repouso junte de novo ao seu frasco a água e a farinha indicados, ou se tiver em dois frascos, metade da água e metade da farinha em cada um.
  2. Mexa muito bem com um garfo e volte a fechar o(s) frasco(s), deixando em repouso por mais 24 horas.
  3. Ao fim deste tempo o seu fermento natural tem umas bolhinhas a superficie e deverá estar pronto a utilizar.



Conservação e Manutenção do Fermento Natural:
  1. Se utilizar o feremento todos os dias, pode mantç-lo num local seco à temperatura ambiente, senão guarde-o no frigorífico.
  2. Para que o seu fermento continue activo, deve ser refrescado pelo menos uma vez por semana. Retire-o do frigorífico e deixe-o atingir a temperatura ambiente, eu espero assim cerca de 8 a 10 horas. Depois Junte 50g de água e 50g de farinha e mexa muito bem. Deixe repousar 12 a 24 horas e depois utilize-o para fazer um pão ou volte a guardar no frigorífico.



Sem comentários:

Enviar um comentário