Este pão ficou tão tão bom! E o melhor é que foi feito a partir de fermento natural , ou seja fermento caseiro obtido apenas de farinha e água através de um processo um pouco prolongado uma vez que demora cerca de 1 semana a estar pronto a utilizar. Demorado mas garantidamente o melhor, pois é mais saudável uma vez que não leva outros químicos nem conservantes. Fiz este tipo de fermento apenas uma vez mas não me lembrei de tirar fotografias durante o processo e assim que ficou concluídos estava desejosa de experimentar a fazer pão para ver o resultado. Prometo que voltarei a fazer em breve e depois disponibilizarei a receita, fotos e dicas. Entretanto podem consultar aqui, que foi por onde eu me guiei.
- 100g de fermento natural
- 100g + 250g farinha tipo 65
- 100g água + 270g
- 200g farinha integral
- 1 colher de café de sal grosso
- 50g cranberries
- 50g nozes


Preparação (Bimby):
- Na véspera coloque no copo da Bimby o fermento natural, 100g de farinha e 100g de água. Misture 30 seg / vel 6. Retire e reserve num recipiente untado com azeite e tapado com película aderente, deixando a levedar pelo menso 8 horas (eu deixei durante a noite).
- Coloque no copo da Bimby limpo a restante farinha, farinha integral e água, misture 20 seg / vel 6 e deixe em repouso durante 40 minutos.
- Adicione a massa levedada inicialmente, o sal, os cranberries e as nozes. Amasse 7 min / vel Espiga e depois retire para uma taca e deixe levedar umas 6 horas ou ate dobrar de volume (se tiver o aquecimento ligado ou o fogao/forno a trabalhar deixe a taca perto para judar a massa a crescer).
- Retire a massa com cuidado para nao a amassar muito para nao perder o ar, forme o pao e coloque num tabuleiro para ir ao forno forrado com papel anti-aderente. Deixe repousar 20 minutos.
- Pré-aqueça o forno a 200°.
- Coloque uma tacinha de ir ao forno com água para dar humidade ao pao enquanto estiver a cozer e leve o tabuleiro com o pao ao forno a cozer cerca de 30 minutos, reduzindo o forno para 180 sem abrir o forno a meio do tempo.



Sem comentários:
Enviar um comentário