Todos gostamos, todos enchemos a barriga com este prato, todos ficamos o resto do dia a dizer "Epá não devia ter comido tanto! Mas soube tão bem!..."

Ingredientes:
- 250g feijão manteiga
- água a ferver q.b.
- 400g carne de vaca
- 300g bacon
- 400g carne de porco (entrecosto ou orelha e chispe, eu fiz só com entrecosto porque o marido e filhos não gostam de orelha e chispe)
- 1/2 frango
- 1 chouriço
- 1 chouriço de sangue
- 1 morcela
- 1 farinheira
- 3 colheres de café de sal grosso
- 2 cebolas
- 2 dentes de alho
- 2 nabos
- 500g batata para cozer
- 4 cenouras
- 1 couve lombarda
- 250g arroz carolino

- Coloque o feijão de molho 24 horas antes de fazer o cozido.
- Leve o feijão e a carne de vaca a cozer com 1L de água a ferver numa panel de pressão em lume forte até atingir a pressão máxima, depois baixe para lume brando e deixe cozer 10 minutos, desligando de seguida. Deixe que a panela perca a pressão por completo antes de abrir.
- Retire da panela de pressão o feijão, verifique a cozedura da carne de vaca e se necessário leve a cozer em pressão mais 10 ou 15 minutos.
- Leve numa panela grande as restantes carnes (bacon, carne de porco, frango e enchidos) a cozer em lume forte com água a ferver suficiente para as cobrir por completo e o sal.
- Retire a farinheira e o chouriço de sangue ao fim de 10 minutos, deixe as restantes carnes acabarem de cozer (cerca de mais 15 minutos).
- Retire as carnes todas e enchidos e deite agora na panela as cebolas, os alhos, os nabos, as batatas, as cenouras e a couve. Leve de novo a lume forte durante 10 minutos.
- Insira na panela o cesto com o arroz e todas as carnes e enchidos e deixe cozer cerca de 8 minutos, com a panela tapada, em lume brando. Sirva os legumes, as carnes partidas aos bocados e os enchidos às rodelas em conjunto ou em travessas separadas. Leve também para a mesa uma taça com água do cozido.


Sem comentários:
Enviar um comentário