Alguns de voces devem estar a pensar "Alheira? Isso não tem nada que saber!" mas não é verdade. Em conversa com a minha mãe (que para mim é a deusa na cozinha, a minha base, quem fez de mim a pessoa que adora cozinhar hoje em dia :) ) pois vim a saber que ela nunca fez uma alheira no forno. E mais, que achava que talvez chegasse dar um corte em todo o comprimento da alheira do lado de dentro para ela não se desfazer. É assim que ela as faz na frigideira e verdade seja dita que não ficam mal, pois o recheio que sai lá no meio frita e fica estaladiço. Mas no forno a coisa é diferente. Sei por experiencia própria, se se der esse corte ou furar apenas com um palito nas pontas a alheira desfaz-se porque vai aquecendo lentamente e o recheio começa a sair todo.
As alheiras preferidas cá de casa, as que normalmente compramos são as de caça. Desta vez vimos umas diferentes de Viseu e arriscámos a comprar para experimentar. Não se sentem os nacos de carne com nas de caça mas em relação ao sabor, ao seu tempero, gostei muito, são muito saborosas.
- 4 alheiras (eu fiz 4 para ser uma para cada um de nós cá em casa, mas é uma questão de adaptar a quantidade desejada)
- um fio de óleo ou um bocadinho de manteiga
Preparação (Tradicional):
- Pré-aqueça o forno a 180º.
- Unte um pirex para o caso de as alheiras serem mais seca e assim não agarrarem no fundo do pirex.
- Dê bastantes picadelas em cada uma das alheiras, a toda a volta, de um lado, do outro, por fora e por dentro (pode usar um alfinete ou a ponta de uma faca bem afinadinha ou um palito com ponta bem pontiaguda).
- Distribua as alheira pelo tabuleiro e leve ao forno cerca de 30 minutos.
Não rebentaram! Se reparar com atenção, notam-se bocadinhos minúsculos a quererem sair dos buraquinhos das picadelas dadas nas alheiras, pois foi por aí que elas respiraram libertando o vapor criado da cozedura :)
Sem comentários:
Enviar um comentário