Cá em casa não é só pão, carne e doces :) Temos sempre sopinha da boa. Primeiro porque sabemos que é o melhor alimento que podemos comer a nível de vitaminas e assim, segundo porque se comermos primeiro um bom prato de sopa, já se vai comer muito menos depois disso, terceiro porque gostamos de comer mas não queremos andar para aí a rebolar :D
Esta na verdade é um creme de legumes, mas como vários legumes já é o normal das minhas sopas, a grande diferença foi o que deu o nome a esta sopa, ou seja, a utilização (que não é muito comum) em boa quantidade de espargos e couve-flor na sopa.
- 2 batatas doces grandes
- 2 cebolas médias
- 6 cenouras
- 2 alhos franceses
- 1 courgette
- 1/2 beringela
- 500g couve-flor
- 350g espargos verdes frescos
- 3 colheres de sobremesa de caldo de legumes caseiro (pode substituir por sal grosso q.b.)
- 4,5L água
- 1 fio de azeite
Preparação (Tradicional):
- Descasque, lave e parta aos bocados as batatas doces, as cebolas e as cenouras. Deite numa panela.
- Lave bem, retire os topos e corte aos bocados também para dentro da panela os alhos franceses, a courgette e meia beringela (eu arranjei a outra metade, parti aos bocadinhos e congelei dentro de um saco para futura utilização noutra sopa).
- Lave bem, corte aos bocados a couve-flor e os espargos e junte também na panela.
- Leve a água a ferver num fervedor, deite na panela, junte o caldo de legume (ou sal grosso a gosto se não tiver o caldo de legume) e leve a cozinhar em lume forte durante 30 minutos, até que todos os legumes estejam cozidos.
- Junte azeite a gosto e passe bem com uma varinha mágica. Verifique se a sopa está muito grossa, se necessário adicione mais um pouco de água fervida. A quantidade de água varia consoante goste da sopa mais fina ou mais grossa.
Sem comentários:
Enviar um comentário