sexta-feira, 1 de maio de 2020

Massa Fresca

Já fiz esta massa mais do que uma vez mas nunca me lembrei de publicar o resultado porque foi para pratos comuns já publicados com a massa normal de compra. Mas garanto que vale a pena experimentar, o sabor é completamente diferente quer seja apenas para um simples esparguete, que foi o caso da minha primeira experiência, ou até para uma lasanha, que fica muito mais suculenta.
Desta vez o fim desta massa foi para uma lasanha de alheira e espinafres. Um dia destes faço uns dumplings, para variar e testar os meus dotes para moldar as almofadinhas com o devido recheio. Aqui fica a receita base da massa fresca, que pode ainda ser adaptada para uma massa verde, incluindo espinafres, ou laranja, incluindo cenoura nos ingredientes. Fica para breve ;) Entretanto veja o resultado da lasanha e sejam criativos e para darem cor e diferentes formas à vossa massa, imaginando que estão a servir "pasta" num restaurante italiano.



Ingredientes:
  • 300g farinha tipo 65
  • 3 ovos
  • 1 colher de sobremesa de azeite
  • 1 colher de café de sal fino

Preparação (Bimby + Maquina de Estender Massa):
  1. Coloque todos os ingredientes no copo da Bimby e amasse 2 min / vel espiga.
  2. Prepare a máquina de estender massa.
  3. Divida a bola de massa em duas metades. Forme um rolo com uma das metades e espalme com a mão até ficar obter uma espessura para passar entre os rolos da máquina de estender massa na abertura máxima.
  4. Passe por um pouco de farinha para não agarrar na máquina e passe então pela máquina de estender.
  5. Mude a maquina de estender para uma abertura mais fina e volte a passar a massa.
  6. Repita o processo fechando sempre a máquina para a abertura seguinte, até à abertura mínima, obtendo assim uma folha comprida e fina de massa (eu terminei na segunda mais fina).
  7. Repita todo o processo com a outra metade da massa, desde a abertura maior até à mais fechada. Se durante o processo achar que a massa está a ficar muito comprida dificultando o processo, corte-a e proceda da mesma forma com cada pedaço de massa. Corte em número desejado, consoante o tamanho preferido e a sua utilização: placas largas para lasanha, tiras fininhas para esparguete, ligeiramente mais largas para tagliatelle, quadrados ou círculos para rechear obtendo raviolis ou dumplings.
  8. Coza a massa de imediato ou conserve no frigorífico ou no congelador até à hora da sua utilização. No caso de esparguete ou tagliatelle, coza em água a ferver cerca de 5 minutos. O mesmo para os raviolis ou dumplings depois de recheados. Para a lasanha, montam-se as camadas de carne, molho bechamel e massa com a massa fresca ainda crua, pois ela coze depois no forno no meio da carne.



Variações à Massa para obter diferentes cores, alterando também o sabor:
  • Para obter uma massa cor de laranja, troque 1 ovo pelo mesmo peso de puré de cenoura, com cenouras cozidas.
  • Para obter uma massa verde, troque 1 ovo pelo mesmo peso de puré de espinafres ou bróculos, com espinafres ou bróculos cozidos.
  • Para obter uma massa rosa, troque 1 ovo pelo mesmo peso de puré de beterraba, com beterraba cozida.
  • Para obter uma massa avermelhada, troque 1 ovo pelo mesmo peso de polpa de tomate.

Sem comentários:

Enviar um comentário