sexta-feira, 15 de maio de 2020

Três Pães, Três Farinhas, a Mesma Receita Base com Fermento Natural

Há dias em que a minha casa parece uma padaria!
O marido foi fazer as compas semanais e como encontrou fermento de padeiro fresco, trouxe logo uma boa quantidade. Já na semana passada tinha comprado fermento de padeiro seco, para ter de reserva. O que fiz ao fermento freco para não se estragar? Parti-o em bocadinhos de 20-25g e congelei-o. Assim, quando sei que vou fazer um pão, retiro um dos bocadinhos do congelador para o frigorífico e espero umas horas para descongelar. Fica perfeito, como se fosse fresco acabado de comprar. Por isso o resultado também é perfeito.
Bem, isto tudo para explicar que decidi acabar com o fermento natural que tinha no frigorífico. Já fiz uns quantos pães com ele e de vez em quando lá o ia refrescar, dar-lhe vida para continuar a funcionar bem como fermento. Agora que tenho do outro de compra, gastei o natural para não andar muito tempo no frigorífico. A qualquer altura que precise de mais fermento, volta-se a fazer :)
Foi assim que sairam estes 3 pães, qualquer um perfeito e delicioso. E para que não se comesse tanto pão de seguida, congelei metade de cada um para se comer só 2 ou 3 dias depois, assim variam-se os sabores e come-se pão quase como se estivesse fresco. 

 








Ingredientes para a Massa Velha (para os 3 pães foi necessário 3 doses desta receita):
  • 100g fermento natural
  • 100g farinha
  • 100g água
  • azeite q.b. para untar


Ingredientes para Finalizar o Pão 1

- com Trigo Sarraceno:
  • 250g água
  • 350g farinha tipo 65 + q.b. para polvilhar
  • 200g farinha de trigo sarraceno
  • 2 colheres de café de sal grosso










Ingredientes para Finalizar o Pão 2
 - com Farinha de Espelta:
  • 250g água
  • 300g farinha tipo 65 + q.b. para polvilhar
  • 250 farinha de eslpelta
  • 2 colheres de café de sal grosso










Ingredientes para Finalizar o Pão 3
- com Trigo Sarraceno e Flocos de Aveia:
  • 250g água
  • 180g farinha tipo 65 + q.b. para polvilhar
  • 180g flocos de aveia + q.b. para polvilhar
  • 140g farinha de trigo sarraceno
  • 2 colheres de café de sal grosso









Preparação de cada Pão (Bimby):
  1. Na véspera de cozer o pão, coloque no copo da Bimby os ingredientes para a Massa Velha (excepto o azeite) e misture 30 seg / vel 6.
  2. Retire a massa para dentro de um recipiente untado com azeite, cubra com película aderente e deixe levedar cerca de 8 a 12 horas à temperatura ambiente.
  3. Após essas horas, coloque no copo da Bimby a água e a farinha (dos ingredientes para finalizar o pão) e misture 20 seg / vel 6. Deixe hidratar cerca de 40 minutos.
  4. Adicione a Massa Velha reservada e o sal e amasse 7 min / vel Espiga.
  5. No caso do Pão 1 e do Pão 2, para dentro de um recipiente untado com azeite, cubra com película aderente e deixe levedar cerca de 6 horas ou até a massa dobrar de volume. No caso do Pão 3, retire a massa para dentro de um cesto de fermentação polvilhado com farinha e flocos de aveia, cubra com película aderente e deixe levedar cerca de 6 horas ou até a massa dobrar de volume.
  6. Pré-aqueça o forno a 220°C.
  7. Para o Pão 1 e Pão 3 forre um tabuleiro com papel vegetal. Para o Pão 2 forre um tacho de ferro fundido com papel vegetal (eu forrei um tacho de ferro fundido e um tacho normal mais pequeno porque queria fazer um pãozinho pequeno para depois o rechear com paté de queijo).
  8. Para o Pão 1 disponha a massa numa superfície bem polvilhada com farinha, forme um pão comprido sem amassar muito, coloque dentro de um dos tabuleiros, polvilhe com farinha e deixe descansar cerca de 20 minutos.  Para o Pão 2 disponha a massa numa superfície bem polvilhada com farinha, forme uma bola a seu gosto sem amassar muito, coloque dentro do tacho de ferro fundido, polvilhe com farinha e deixe descansar cerca de 20 minutos. Para o Pão 3 vire o cesto de fermentação para o tabuleiro de forma a desenformar a massa que ficará com as marcas das riscas do cesto e com os flocos de aveia por fora, se desejar polvilhe com mais farinha e deixe descansar cerca de 20 minutos.
  9. Leve o Pão 2 ao forno a 220°C cerca de 30 minutos com o tacho tapado e depois retire a tampa e deixe cozer mais 10 minutos sem a tampa para que fique com a crosta estaladiça. Retire e deixe arrefecer sobre uma rede antes de servir.
  10. Baixe o forno para 200°C, coloque um recipiente com umas pedras de gelo dentro do forno e leve o Pão 1 e o Pão 3 ao forno a cozer cerca de 40 minutos. Verifique se já estão cozidos, batendo no fundo dos paes terá de ouvir um barulho como se estivessem ocos. Retire e deixe arrefecer sobre uma rede antes de servir.






Mas claro que farinhas diferentes dão sabores diferentes e por isso fomos a votos. Depois de os atacarmos e bem, os 4 cá de casa votámos e elegemos o nosso preferido:


Sem comentários:

Enviar um comentário