Um prato que é uma bomba por ser tudo frito. Mas que uma vez por outra sabe tão bem!
Tenho andado a pensar nuns prato de bacalhau para fazer porque é um ingrediente que nunca falta cá em casa e ando a gastar o que tinha há mais tempo no congelador. Nunca tinha feito este prato em casa mas já o comi umas quantas vezes em restaurantes. Em conversa com a minha mãe, ela disse-me há cerca de uma semana que fez este prato, o que me fez ficar com a ideia na cabeça. E hoje foi o dia.
Este bacalhau é simples de fazer e assim que vai para a mesa desaparece. Até os miúdos comem muito bem. Talvez por causa da batata frita :)
- 1,5kg batata vermelha para fritar
- óleo q.b.
- 4 postas de bacalhau
- farinha q.b.
- 1 cebola grande ou 2 médias
- 2 dentes de alhos
- azeite q.b.
- Corte as batatas às rodelas, coloque-as em água a repousar um pouco e depois frite-as em óleo abundante. Retire para um prato com papel absorvente para escorrer o excesso de óleo e reserve.
- Passe as postas de bacalhau por farinha e leve a fritar numa frigideira ou tacho com uma boa quantidade de azeite no fundo (não é para mergulhar as postas como se fritam as batatas). Deixe alourar cerca de 2 minutos de cada lado, as postas mais altas devem também ser viradas de forma a alourar as laterais. Retire e reserve.
- Corte a cebola às odelas e pique os alhos para um recipiente à parte.
- Retire os vestígios da farinha queimada que ficou no azeite de fritar o bacalhau e deite lá dentro a cebola e alho.
- Leve a lume forte até murchar a cebola.
- Pré-aqueça o forno a 200º.
- Disponha o bacalhau reservado no centro de um tabuleiro ou travessa de barro de ir ao forno, em volta do bacalhau as batatas fritas e deite por cima a cebolada e a quantidade de azeite desejada.
- Leve ao forno cerca de 10 minutos. Sirva de seguida.
Sem comentários:
Enviar um comentário