A abóbora não serve apenas para doce e sopa, também fica maravilhosamente bem no pão, tal como veio demonstrar a equipa fabulosa da Bimby, que puplicou esta receita na revista Momentos de Partilha. Recomendo este belo paozinho, cá em casa já fez e já se devorou mais do que uma vez :)
Ingredientes:
- 90g água
- 400g abóbora, cortada em pedaços *
- 75g leite
- 25g fermento de padeiro fresco ou 7g fermento de padeiro em pó
- 1 ovo + 1 gema para pincelar
- 40g manteiga à temperatura ambiente
- 60g açúcar
- 1/2 c. chá de gengibre em pó
- 1/2 c. chá de cardamomo em pó (eu não usei porque não tinha)
- 550g farinha tipo 65 + q.b. para polvilhar
- 1 c. chá de sal
- 20g sementes de papoila
*(não é utilizada toda a aóbora no pão, mas é necessária esta quantidade para a preparação do puré de abóbora na Bimby, uma vez que a abóbora diminui de volume quando está cozida)
- Coloque no copo da Bimby 40g de água, a abóbora e coza 15 min / 100º / vel 1.
- De seguida triture 10 seg / vel 7. Retire e reserve.
- Coloque no copo a restante água, o leite, o fermento e aqueça 1 min / 37º / vel 1.
- Adicione 150g do puré de abóbora reservado, o ovo, a manteiga, o açúcar, o gengibre, o cardamomo e misture 15 seg / vel 5.
- Adicione a farinha, o sal, a sementes de papoila e amasse 1,5 min / vel espiga, envolvendo com a espátula através do bocal da tampa. Retire e deixe levedar num local morno pelo menos 1 hora ou até que dobre de volume.
- Pré-aqueça o forno a 180º.
- Forme um rolo com a massa e coloque-o num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal e polvilhado com farinha. Com uma tesoura dê golpes na diagonal em todo o comprimento do rolo, virando cada uma das pontas para a esquerda e para a direita alternadamente, formando uma espiga. Deixe levedar mais cerca de 30 minutos.
- Coloque um pequeno recipiente no forno com água. Pincele com a gema de ovo e leve ao forno a cozer cerca de 30 minutos, ou até ficar douradinho. Retire e deixe arrefecer um pouco sobre uma rede.
Sem comentários:
Enviar um comentário