Hoje foi dia de 2 em 1. Enquanto fiz a sopa, cozi também a farinheira. E porque as couves eram demais para a sopa, sairam uma migas maravilhosas. O meu almocinho para amanhã no trabalho vai ser este e acho que vou deixar todos invejosos só de sentirem o cheirinho... Só é pena não o comer acabado de fazer, lá vai ter de ser aquecido no microondas. Mas como não poderia deixar escapar este sabor para partilhar convosco, já comi um bocadinho e digo-vos que ficou mesmo bom pois as couvinhas da minha horta deram uma grande ajuda porque são muito tenrinhas.
Ingredientes:
- 1 batata doce média
- 1 dente de alho
- 1 fio de azeite
- 100g couve galega cortada em tiras fininhas, tipo caldo verde
- 1 fatia (50g) de broa de milho (eu usei irish soda bread porque não tinha broa)
- meia farinheira já cozida
Preparação:
- Lave bem a batata doce, dê uns golpes e leve num prato ao microondas cerca de 8 a 10 minutos. Verifique no fim se se encontra cozida no meio, senão coza por mais alguns minutos (a minha precisou de mais 4 minutos porque era grande).
- Entretanto prepare as migas. Pique o alho para uma frigideira, adicione o fio de azeite e leve a alourar 1 minuto em lume médio, mexendo com a colher de pau.
- Adicione a couve cortada fininha e deixe cozinhar cerca de 5 minutos, com uma tampa sobre a frigideira, mexendo de vez em quando (se a couve for tenrinha não precisa de ser cozida com atecedência, caso contrário necessita de a cozer ou pelo menos dar-lhe uma escaladeda).
- Retire a pela à farinheira. Junte à couve a broa esfarelada, a farinheira também esfarelada, mexa e deixe cozinhar outros 5 minutos, mexendo de vez em quando.
- Sirva acompanhado da batata doce cozida.
Sem comentários:
Enviar um comentário