Eu gosto mesmo muito de polvo. Já o meu marido não diz o mesmo e se há coisa que ele não come mesmo é polvo. Podia fazer mais vezes polvo e de todas as maneiras possíveis, só não o faço porque sei que tem de haver outra opção... e cozinhar dois pratos para a mesma refeição é dose.
Com este prato a tarefa fica um bocadinho mais simples, não é muito mais complicado satisfazer os dois gostos. Se vai o polvo para dentro do forno, também pode ir o bacalhau :) Perguntam vocês: E os filhos? Os filhos, neste aspecto parece que saíram à mãe :) Bem, a filha que dizia que não apreciava muito polvo, parece que ficou a adorar!
Ingredientes:
- 1 polvo de cerca de 2 Kg
- 50ml água
- 1 cebola + 1 cebola pequena (opcional)
- 2Kg batata
- sal grosso q.b.
- 4 postas de bacalhau
- 1 cabeça de alhos
- 250ml azeite
Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 180º.
- Lave bem o polvo e leve a água a ferver.
- Leve o polvo a cozer numa panela de pressão com a água e uma cebola inteira descascada.
- Entretanto lave bem as batatas, dê dois cortes em cada uma, coloque-as num tabuleiro e polvilhe com sal grosso. Leve ao forno.
- Assim que a panela comece a apitar ou dê o sinal de ter atingido a pressão máxima, baixe o lume para o mínimo e deixe cozer cerca de 15 minutos. Ao fim deste tempo, desligue e deixe sair a pressão.
- A partir daqui diria até que o melhor era fazer o bacalhau e o polvo grelhado nas brasas mas na falta disso ou de disposição para o fazer, usa-se o forno. Coloque o bacalhau num pirex e leve ao forno, aumentando para 200º.
- Ao fim de 10 minutos retire o pirex com o bacalhau do forno e numa parte do tabuleiro coloque a cebola pequena cortada às rodelas (é opcional, por vezes faço sem a cebola) por cima dela o polvo. Leve o pirex com o bacalhau e o polvo ao forno durante 20 minutos.
- Pique os alhos e reserve.
- Leve o azeite a aquecer num tachinho.
- Disponha as batatas a murro em dois tabuleiros e no centro de um deles coloque o polvo, no outro o bacalhau.
- Quando o azeite estiver bem quente, junte os alhos picados, deixe ficar uns segundos para o azeite ganhar sabor e depois retire e regue de imediato as batatas, o polvo e o bacalhau com este azeite com alhos.
Sem comentários:
Enviar um comentário