Uma omolete é sempre uma das soluções práticas para quando começam a faltar ingredientes no frigorífico e não apetece ir às compras. Duas omoletes com algo verdinho para dar cor e fornecer algumas vitaminas. O marido não aprecia mas vai ter de comer, porque cá em casa não se faz comida diferente, excepto se forem visitas.
E o acompanhamento? Batatinha a murro fica sempre bem, diz bem com tudo e é muito simples de fazer.
Ingredientes:
- 1Kg batatinhas novas
- sal grosso q.b
- 200g espargos verdes frescos
- 1 fio de azeite
- 1 pitada de sal fino
- 2 colher de chá de cebola e alho secos Espiga
- 4 ovos
- 2 colheres de chá de margarina
- 4 fatias de paio
- 2 fatias de fiambre
- 4 fatias de queijo
Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 200º.
- Lave muito bem as batatas com a casca, dê dois golpes em cada uma e coloque-as num tabuleiro para ir ao forno.
- Polvilhe as batatas com sal grosso e leve ao forno a cozer durante 35 minutos, virando-as a meio do tempo para que fiquem todas tostadinhas.
- Entretanto prepare as omoletes. Lave bem os espargos e corte o fim do talo de cada um (se não forem mesmo muito tenrinhos, retire a parte do talo que se encontre um pouco murcha).
- Leve uma frigideira a aquecer ao lume com um fio de azeite.
- Adicione os espargos e tempere-os com sal e cebola e alho secos. Reduza para lume brando e coloque uma tampa para que cozinhem lentamente. Passados 2 minutos vire-os, volte a tapar e deixe cozinhar mais 2 minutos. Retire os espargos da frigideira e reserve.
- Bata dois ovos numa tigela.
- Limpe a frigideira, adicione um colher de chá de margarina e deixe derreter.
- Insira na frigideira os ovos batidos, coloque no meio metade dos espargos cozinhados, por cima destes o fiambre, o paio e o queijo. Deixe cozinhar um pouco em lume médio até que fique dourada por baixo.
- Feche a omolete, dobrando os lados para o centro da omolete. Vire a omolete, tape a frigideira e deixe cozinhar mais um pouco até que fique dourada.
- Repita o processo dos passos 7 a 10 para a segunda omolete.
- Quando as batatas estiverem assadas, retire para uma tábua de madeira e dê um murro em cada uma de forma a ficarem ligeiramente espalmadas (atenção para não se queimar, pode usar um pano limpo por cima das batatas antes de dar o murro). Acompanhe as omoletes com as batatinhas a murro e tempere-as a gosto, com azeite e vinagre balsamico por exemplo.
Sem comentários:
Enviar um comentário