Já há uns anitos que não comia iscas e queria variar o que se come aqui por casa. Para além disso estava curiosa como seria a aceitação dos filhos por esta carne, porque penso que já comerarm há muito tempo, porque tem um paladar e uma textura diferente, porque os gostos de cada um vão mudando e porque sei que é uma carne que muitas pessoas não apreciam. Mas surpreenderam-me! Quer dizer, comerarm, disseram que não é a melhor carne do mundo mas que se come bem. Pois eu gostei, foi bom recordar um prato que a minha mãe fazia de vez em quando lá em casa. Aliás até foi ela que me disse como temperar as iscas de véspera.
- 750g de bifes de fígado (iscas)
- 5 dentes de alho
- sal grosso q.b.
- 3 folhas de louro
- 300ml vinho tinto (ou mais)
- azeite q.b.
- 100ml água a ferver
Preparação (Tradicional):
- Na véspera ou 2 dias antes, vá colocando os bifes de fígado numa taça em cadas, temperando cada um com alho picado e sal a gosto.
- Distribua as folhas de louro pelos meio das iscas e regue-as bem com o vinho tinto até as cobrir. Leve ao frigorífico durante 24 horas.
- Leve um fio de azeite a aquecer numa frigideira.
- Vá escorrendo o vinho das iscas e fritando-as na frigideira. Reserve-as.
- Depois de estarem todas fritas, deite o vinho do tempero na frigideira e adicione a água a ferver. (opcional: deite todas as iscas já fritas de novo na frigideira). Deixe o molho ferver apenas uns segundos, retire e sirva de imediato acompanhadas de uma batatas cozidas.
Sem comentários:
Enviar um comentário