Estive no início do mes de Março em Sesimbra e comi lá no restaurante "O Tacho" umas tiras de choco fritas que estavam maravilhosas! Soube-me mesmo bem! Vim para casa a pensar que já comi não sei onde, há muito muito tempo, umas pernas de polvo panadas e gostei muito. Bem, eu sou fã de polvo, por isso é difícil não gostar :) Fiquei com a ideia aqui na minha cabeça para fazer um dia destes.
Cá em casa somos 4 e apenas 1 não gosta de polvo, o marido, o maior esquisito da família. Evito muitas vezes de fazer polvo porque sei que ele não gosta e por isso preciso de uma alternativa para ele mas tal como os filhos dizem "Paciencia, nós gostamos, ele que se amanhe!" Ele lá teve de se contentar com uma lata de atum e um ovo cozido, enquanto nós os 3 devorámos as perninhas de polvo num abrir e fechar de olhos. Delícia!!!
Ingredientes:
- 2kg pernas de polvo
- 250ml água
- 1 cebola pequena
- 3 ovos
- sal fino q.b.
- pão ralado q.b.
- óleo q.b. para fritar
Preparação (Tradicional):
- Leve o polvo a cozer numa panela de pressão com a água e a cebola inteira descascada.
- Assim que a panela comece a apitar ou dê o sinal de ter atingido a pressão máxima, baixe o lume para o mínimo e deixe cozer cerca de 15 minutos. Ao fim deste tempo, desligue, deixe sair a pressão.
- Escorra o polvo e deixe arrefecer.
- Bata os ovos num prato fundo com uma pitada de sal e coloque noutro prato o pão ralado (vá repondo pão ralado a medida que se vai gastando o que está no prato).
- Leve óleo a aquecer no fogão em temperatura máxima, em quantidade que baste para mergulhar as pernas de polvo.
- Passe o polvo por ovo batido e depois por pão ralado. Calque com cuidado com as suas mãos para que o pão ralado fique agarrado e não se solte facilmente ao fritar.
- Mergulhe as pernas de polvo panadas no óleo quente, se estiver demasiado quente reduza para lume médio, e deixe fritar virando as pernas para que fiquem todas douradinhas. Retire para um prato coberto de papel absorvente para escorrer o óleo.
Sem comentários:
Enviar um comentário