Já há muitos anos que não me aventurava a fazer um molotoff. Tudo porque antes de casar, quando vivia em casa dos meus pais, os molotoffs saíam muito bem, mas assim que me mudei de casa começaram a sair mal. Tentei algumas vezes mas acabei por desistir porque não me saíam bem, talvez por causa do forno, a verdade é que cresciam muito bem mas depois vinha tudo para baixo. Desta vez arrisquei e valeu a pena o risco porque saiu bem. Fiquei de tal forma contente que me dediquei a decorá-lo a preceito, com doce de ovos, fios de ovos e amendoas. Estava mesmo bom!
Ingredientes:
- 8 claras de ovos
- 8 colheres de sopa de açúcar
- uma pitada de sal
Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 180º.
- Unte com margarina uma forma redonda com buraco.
- Coloque numa taça as claras com 5 colheres de açúcar e a pitada de sal. Bata muito bem com a batedeira até ficarem bem firmes.
- Leve as restantes 3 colheres de açúcar num tachinho ao lume, mexendo com uma colher de pau, até obter o caramelo.
- Com a batedeira sempre a bater as claras, adicione o caramelo e bata bem.
- Distribua o preparado na forma, pressionando com a espátula ou batendo o fundo da forma de vez em quando, para não ficarem grandes buracos pelo meio do molotoff.
- Leve ao forno por 8 minutos.
- Assim que terminar o tempo desligue e deixe ficar lá dentro até arrefecer (ou pelo menos por 30 minutos), sem nunca abrir a porta do forno.
- Nota: Pode utilizar uma maior quantidade de claras para obter um molotoff maior, para isso basta que cumpra a regra de para cada clara, uma colher de açúcar e um minuto no forno (exemplo: 12 claras, 12 colheres de açúcar em que pode usar metade para bater com as claras e metade em caramelo, 12 minutos a cozer no forno).
Decoração (opcional):
- Regue o molotoff com doce de ovos (receita disponível no blog)
- Decore com fios de ovos à volta do molotoff (receita disponível no blog)
- Leve algumas amendoas fatiadas a torrar por apenas 5 minutos no formo a 200º
Sem comentários:
Enviar um comentário