Que saudades que eu tinha do doce de tomate. Pena é não ter tomatinhos caseiros bem gostosos, como eram os da minha avó, para o fazer. Comprei apenas meia dúzia de tomates maduros só para satisfazer o desejo. Desta vez fiz a versão simples, apenas tomate, mas a versão com gengibre também fica muito bom!
Sabe tão bem uma tosta ou uma bolacha de água e sal com este doce e um bocadinho de queijo!
Ingredientes:
- 500g de tomate
- 500g açúcar
- 1 pau de canela
Preparação:
- Coloque todos os ingredientes num tacho e leve a lume médio até ferver, mexendo de vez em quando para não agarrar nem torrar no fundo e nas paredes do tacho.
- Quando começar a ferver triture com a varinha mágica, reduza para lume brando e deixe engrossar até obter o ponto estrada (passando com a colher de pau no fundo do tacho consegue ver o fundo deste).
- Assim que estiver no ponto desejado, desligue e distribua por frascos previamente esterilizados. Feche bem o frascos e volte-os ao contrário, para que ganhem vácuo. Assim que tiverem arrefecido pode virá-los para a posição correcta.
- Podem conservar-se num local fresco e seco até a sua abertura, depois de aberto o frasco deve ser conservado no frigorífico.
Sem comentários:
Enviar um comentário