Com bacalhau no Natal e bacalhau no fim do ano será que ainda há vontade de comer bacalhau? Claro que sim, bacalhau é coisa que sabe sempre bem. E quando há várias formas de o cozinhar, todas elas deliciosas, não há como dizer que não. Pois eu que comi Bacalhau à Gomes de Sá no fim do ano e que o fiz agora passados uns dias até o digo que não me importava de o voltar a fazer dentro de uma semana.
Este, na minha opinião, poderia ficar melhor se fosse com batata para cozer. Mas como não a tinha e já estava um bocadinho em cima da hora para tratar da refeição lá foi com batata vermelha, mais indicada para fritar. Segundo a filha, mesmo assim ficou o melhor bacalhau de sempre. Eh! Eh! O que vale é que para ela é sempre tudo "o melhor do mundo" :)
Ingredientes:
- 1kg bacahau demolhado e escorrido
- 2,8Kg batata para cozer
- 8 a 10 ovos
- sal q.b.
- 3 cebolas médias
- 5 dentes de alho
- 500g azeite
- salsa q.b.
- azeitonas pretas q.b. (opcional)
Preparação:
- Prepare o bachau, retiranto as espinhas e a pele.
- Leve as batatas cortadas ao meio a cozer em bastante água e um bocadinho de sal, juntamente com os ovos.
- Pré-aqueça o forno a 180º.
- Entretanto corte as cebolas às rodelas para um tacho grande, junte os alhos picados e 300g do azeite. Leve a lume médio.
- Adicione o bacalhau partido aos bocados e deixe refogar, mexendo de vez em quando para não agarrar ao fundo do tacho. Verifique o tempero, se necessário adicione um pouco de sal, nem sempre é necessario pois depende do bacalhau.
- Adicione as batatas cozidas partidas aos bocados, os ovos cozinhos também partidos aos bocados, e envolva.
- Pique a salsa e envolva com o restante (eu esqueci-me da salsa mas garanto que fica muito bem). Aqueça o restante azeite (200g) num tachinho. Distribua o bacalhau com as batatas por um tabuleiro grande, regue com o azeite aquecidd e leve ao forno cerca de 15 minutos ou até alourar.
- Assim que tirar do forno, distribua por cima do tabuleiro algumas azeitonas e sirva de imediato (aqui em casa só eu é que gosto de azeitonas por isso é raro ter em casa).
Sem comentários:
Enviar um comentário