A mãe é beirã e nas Beiras é costume comer refogados com massa, feijão, grão e afins. O que interessa é encher a barriga, satisfazer com carnes de porco criadas no campo e que haja molho para molhar o pão. Este não é o rancho tradicional mas acaba por ser tão bom e um pouco menos pesado, devido ao corte das carnes gordas que por norma se utilizariam no rancho. Com a mãe a passar uns dias cá em casa há que lembrar as tradições e os costumes da sua terra natal. Estava delicioso, os filhos adoraram e não se fartaram de molhar o pão :)
Ingredientes:
- 500g grão de bico
- cerca de 2,5 l água (quantidade suficiente para tapar o grão no tacho e sobrar mais cerca de 3 cm de altura)
- 2 cebolas grandes
- 5 dentes de alho
- azeite q.b.
- 500g entrecosto
- 1/2 chouriço de carne
- 200g bacon
- 500g carne picada de vaca
- 2,5 dl vinho branco
- sal q.b
- 1 folha de louro
- 4 tomates médios bem maduros
- 400g couve portuguesa ou lombardo
- 2 cenouras grandes
- 2 batatas grandes
- 150g massa cortada
- 1 raminho de salsa
Preparação:
- Coza o grão de bico deixado previamente de molho em água abundante de um dia para o outro. com a água indicada (pode utilizar uma panela de pressão para o grão cozer bem e mais depressa). Depois de cozido, escorra-o, reservando a água da cozedura. Durante todo o processo do refogado, vai-se adicionando desta água sempre que necessário (quando estiver a ficar sem molho).
- Pique as cebolas e os alhos para um tacho grande. Adicione azeite a gosto e leve a lume forte até murchar (amolecer e tomar uma cor dourada).
- Adicione o entrecosto cortado aos bocados e deixe alourar ceraca de 5 minutos, mexendo de vez em quando com a colher de pau.
- Junte o chouriço às rodela, o bacon aos bocadinhos, a carne picada e deixe refogar cerca de 5 minutos.
- De seguida junte o vinho, o sal, o louro e deixe cozinhar cerca de 20 minutos em lume médio.
- Adicione depois o tomate cortado em pedacinho miudinhos (se preferir, triture antes de utilizar) e deixe ferver durante 10 minutos.
- Adicione a couve cortada aos bocados, a cenoura às rodelas e deixe ferver cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando. (verifique se necessita de adicionar água do grão)
- Adicione a batata partida aos quadrados e deixe ferver mais 15 minutos. (verifique se necessita de adicionar água do grão)
- Junte o grão, a massa, oraminho de salsa e a restante água de cozedura do grão, deixando cozinhar até a massa estar cozida. Sirva de imediato.
Sem comentários:
Enviar um comentário