Já há uns dias que não aparecia para partilhar convosco as nossas paparocas. Estas favas já foram feitas há duas semana e amanhã trago-vos as ervilhas feitas no dia a seguir. Mas é que a vontade de escrever tem andado muito fraquinha. Isto porque a Páscoa começou a aproximar-se e precisamente nesta altura deparo-me com injustiças, descriminações, pouca partilha e pouca vontade de lutar por um mundo melhor. Talvez seja eu que tenha um coração mole, que seja uma choramingas, que esteja sempre de braços abertos para os outros e não veja acontecer do outro lado. E são estes pequenos percalços do dia-a-dia que me deixam por vezes "em baixo". Mas a direcção é para a frente e a cozinha lá está sempre, todos os dias à minha espera :) Aproveitei também a Páscoa para fazer uns passeios com a família e agora estou de volta.
As favas são algo que nem todas as pessoas apreciam. Lá em casa é só o marido que não come, então a solução foi fazê-las com mais carne para se poder servir sem favas e acompanhar com outra coisa, como por exemplo arroz branco ou batatas cozidas. A morcela foi posta com muita antecedência, devia ser só mesmo no fim, e por isso desfez-se um bocado, mas na verdade acabou por dar um bom gostinho às favas, claro que isto para quem goste de morcela, senão é só retirá-la da lista de ingredientes :)
Preparação:
- Pique a cebola e os alhos para um tacho.
- Leve a lume forte com um fio de azeite, até alourar e murchar a cebola.
- Junte a carne de porco partida aos bocados e deixe cozinhar cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando.
- Adicione o chouriço partido as rodelas, as favas, o sal e o vinho branco. Envolva e deixe cozinhar cerca de 15 minutos com o tacho tapado, mexendo de vez em quando.
- Por fim adicione a morcela partida as rodelas , envolva com cuidado e deixe ao lume apenas dois minutos com a tampa no tacho, para que a morcela coza o suficiente e nao esfarele.
Sem comentários:
Enviar um comentário