Eu e os filhos gostamos muito de ervilhas com ovos escalfados. Já o marido gosta deste prato mas sem as ervilhas! A sério, podem acreditar, é mesmo verdade! Portanto o que ele faz é servir-se evitando as ervilhas e depois escolhe-as e põe no meu prato. Mas não posso deixar de fazer esta comidinha que é tão boa, só por causa dele ;)
Como nós somos 4, o que faço muitas vezes é só colocar os 4 ovos. Depois quando se vai aquecer as ervilhas que sobraram para outra refeição, leva-se num tacho a aquecer no fogão e depois de quentes junta-se outros 4 ovos. Mas por vezes, como foi este o caso, faço logo os ovos todos. Tem a desvantagem de os ovos que se comerem na segunda vez já vão estar mais cozidos, mas com a vantagem de dar para aquecer no microondas.
Ingredientes:
- 2 cebolas médias
- 3 dentes de alho
- 50g azeite
- 1 cenoura
- 2 tomates maduros
- 200g tomate pelado
- 1 caldo de galinha
- 100ml vinho branco
- 100ml água a ferver
- 1kg de bacon para cozinhar
- 2 folhas de louro
- 1/2 chouriço
- 800g ervilhas congeladas
- 8 ovos
Preparação:
- Pique a cebola e os alhos para um tacho.
- Leve a lume forte com um fio de azeite e a cenoura cortada às rodelas cerca de 5 minutos.
- Junte os tomates partidos aos bocados, o caldo de galinha, o vinho e a água. Deixe cozinhar mais 5 minutos em lume forte, depois passe com a varinha mágica.
- Deite para dentro do refogado o bacon cortado aos bocadinhos, o louro e o chouriço cortado às rodelas. Deixe cozinhar cerca de 10 minutos.
- Adicione as ervilhas e deixe cozinhar mais 7 minutos.
- Com a ajuda de uma concha da sopa vá adicionando os ovos um a um numa cavidade e tape o tacho. Reduza um pouco o lume e deixe assim tapado cerca de 6 minutos para que os ovos cozam um pouco mas não em demasia, para que fiquem escalfados (se preferir os ovos bem cozidos deixe cozinhar durante mais tempo).
Sem comentários:
Enviar um comentário