Todos cá em casa gostamos muito de entrecosto. Geralmente comemos entrecosto na brasa ou assado no forno. Desta vez apeteceu-me fazer um guisado bem temperado com vinho tinto, paa obter um sabor forte e regar depois as batatinhas com este molho intenso.
Ficou uma delícia! De cor escura devido ao vinho, com um sabor bem próprio do tempero e a acompanhar com uma batatas doces também um pouco diferente do habitual. Tudo 5 estrelas!
- 1200g entrecosto
- 3 dentes de alho
- 250g de vinho tinto
- 2 colheres de sobremesa de massa de pimentão
- 1 colher de sobremesa de especiarias segredos porco da Margão
- sal q.b.
- 3 folhas de louro
- 1 cebola
- azeite q.b.
- 1Kg batata doce roxa
- 1 colher de sobremesa de alecrim seco
Preparação (Tradicional):
- Corte o entrecosto aos bocados mais ou menos pequenos, consoante queira os ossos inteiros ou partidos, e tempere-o de véspera com os alhos picados, o vinho tinto, a massa de pimentão, as especiarias segredos porco, sal a gosto e as folhas de louro partidas a meio. Envolva bem e deixe a marinar no frigorífico até ao momento de cozinhar.
- Pique a cebola para um tacho, junte um fio de azeite e leve a lume forte a refogar durante 2 minutos.
- Junte os pedaços de entrecosto escorridos mas reserve a marinada de vinho tinto. Deixe alourar durante 5 minutos, mexendo algumas vezes com a colher de pau.
- Pré-aqueça o forno a 180°.
- Deite a marinada dentro do tacho, envolva e deixe cozinhar em lume forte durante 5 minutos. Baixe para lume brando e deixe o guisado a cozinhar durante 45 minutos.
- Entretanto descasque as batatas, corte-as aos cubos, tempere com o alecrim seco e sal a gosto.
- Regue as batatas com um pouco de azeite e leve ao forno cerca de 40 minutos, dando-lhes uma viradela a meio do tempo.
Sem comentários:
Enviar um comentário