Um pão fofinho, saudável e muito fácil de fazer. Não será para todos os gostos porque tem um travozinho amargo, devido à combinação do buttermilk com a aveia e o pistachio. Mas eu gosto de variar os sabores do pão e geralmente prefiro pães com farinhas que conferem um sabor mais amargo, como o centeio ou o trigo sarraceno, em vez de pães adocicados. Este teve a vatagem de não precisar de levedar, uma vez que leva bicabornato de sódio em vez do fermento de padeiro. Como o bicabornato de sódio tem a capacidade de libertar dióxido de carbono gasoso, funciona muito bem como agente levedante de massas para pães e bolos.
Embora não seja a massa indicada para cacetes, foi feito com esta forma para que depois fosse cortado em fatias pequenas redondas a utilizar para fazer tostinhas, como entrada com paté, para tapas ou a servir de base para bruschetas. Portanto dois dos cacetes serviram para o jantar e pequeno almoço do dia seguinte, o outro foi cortado em fatias e congelado.
Ingredientes:
- 400 g farinha
- 1 c. chá sal
- 2 c. chá bicabornato de soda
- 30g pistachio moído + 30g pistachio inteiro
- 25 g manteiga sem sal
- 100 g flocos de aveia
- 1 c. sobremesa de mel
- 500 g buttermilk
Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 200º.
- Coloque no copo da Bimby a farinha, o sal, o bicabornato de sódio, o pistachio moído, a manteiga e programe 1 min / vel 4.
- Adicione os restantes ingredientes (flocos de aveia, pistachio inteiro, mel e buttermilk) e programe 4 min / vel espiga.
- Distribua a massa pelas formas de cacete (eu usei uma forma de silicone que dá para 3 cacetes), alise mais ou menos o topo, polvilhe com farinha e dê alguns golpes com uma faca.
- Leve ao forno cerca de 20 minutos, reduzindo para 180º depois dos primeiros 10 minutos.
Sem comentários:
Enviar um comentário