Eu sei que não há nada como comer uma bola de Berlim na praia. Mas comer uma bola caseira também não fica atrás! Há que tempos que andava para as experimentar. Agora que as fiz e acabei de as provar fico a pensar "Porque demorei tanto tempo para me decidir a fazê-las?".
Eu sou um bocadinho chata com os cremes, os recheios... se é para fazer em casa, caseiros, têm de sair perfeitos, de comer e chorar por mais :) Fiz primeiro uma dose pequena de creme de pasteleiro para teste e depois porque achei que o sabor do creme para as bolas tinha de ser mais doce e saber mais a ovos acabei por fazer um doce de ovos (ovos moles) para misturar com o creme de pasteleiro. Ficou delicioso! E a massa das bolas também! Para uma próxima experimento fazer as bolas no forno e talvez recheá-las com creme de Nutella. Até já me estou a lamber, só de pensar :)
Foram para levar para o baby shower da Diana, a mais recente princesa a fazer parte do grupo de amigos. A "Di" (segundo o mano dela) será muito bem vinda aos nossos encontros, aos lanches, aos passeios ao parque! Quanto às bolas, deu para 45 bolinhas pequenas e quase que não resistiam, porque o marido estava com uma vontade enorme de as atacar antes de chegarem ao destino.
Ingredientes para a Massa (Bolas):
- 250g de leite
- 1 saqueta de fermento de padeiro seco (8g))
- 75g de açúcar
- 75g de manteiga
- 2 ovos
- 500g de farinha com fermento
- 1 pitada de sal
- 500g de óleo de girassol (para fritar)
Preparação da Massa:
- Deite o leite e o fermento no copo no copo e programe 1 min / 37º / vel 2.
- Adicione o açúcar, a manteiga, os ovos e programe 30 seg / vel 2.
- Adicione a farinha, o sal e programe 2 min / vel espiga.
- Deite a massa sobre uma bancada bem limpa ou sobre um tapete de pasteleiro, polvilhado com farinha. Amasse um pouco com a mãos e forme uma bola lisa uniforme. Cubra com um pano fino e limpo e deixe repousar até que dobre o seu volume (entre 30 minutos a 1 hora).
- Pressione a massa com as mãos de forma a retirar o are com a ajuda de um rolo estenda a massa até que tenha 2 cm de espessura.
- Corte vários círculos com a ajuda de um cortador redondo. Aproveite a restante massa, volte a juntá-la e corte círculos novamente até esgotar por completo a massa.
- Disponha-os sobre uma superfície limpa e polvilhada de farinha, com alguma distância uns dos outros. Tape-os com um pano e deixe que dobrem novamente o seu volume. Frite em óleo não exageradamente quente, vire de forma a fritar dos dois lados e escorra sobre papel absorvente.
- Passe as bolas por açúcar enquanto quentes e coloque-as num tabuleiro.
- Deixe-as arrefecer e depois recheie a gosto. Neste caso foi com creme de pasteleiro, mas poderia ser com creme de nutella, chantilly com mascarpone, doce de morango, doce de leite, etc.
Ingredientes para o Creme de Pasteleiro:
- 220g leite
- 1 ovos
- 2 gemas
- 90g açúcar
- 20g maizena
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 1 colher de café de corante alimentar amarelo
Preparação do Creme de Pasteleiro:
- Coloque no copo todos os ingredientes, excepto o corante amarelo. Programe 10 min / 90º / vel 4.
- Adicione o corante e mexa 10 seg / vel 4. Retire e deixe arrefecer, mexendo de vez em quando.
Ingredientes para o Recheio de Doce de Ovos:
- 6 gemas
- 6 colheres de sopa de água
- 6 colheres de sopa de açúcar
Preparação do Recheio de Doce de Ovos:
- Coloque todos os ingredientes para o recheio num tachinho, leve a lume médio, mexendo sempre com uma colher de pau.
- Baixe para lume brando assim que comecar a engrossar e continue a mexer mais um pouco, até que se consiga ver o fundo do tacho ao passar a colher de pau.
- Deite numa taca e deixar arrefecer por completo.
Finalizacao do Recheio e das Bolas:
- Misture muito bem os dois cremes na Bimby, o creme de pasteleiro e doce de ovos, programando 1 min / vel 5.
- Corte um dos lados de cada bola e insira cerca de uma colher de sopa do recheio.
Sem comentários:
Enviar um comentário