Espargos verdes era coisa q eu só tinha experimentado uma vez: há cerca de 2 anos cozi-os, fui para comer mas desisti... fios e mais fios, nada tenro. Mas fiquei sempre com "a pulga atrás da orelha", se seriam os espargos que não eram tenros, se seria falha da cozinheira ou se não prestavam mesmo. Arrisquei, até porque aqui na Irlanda é algo que se vê com fartura em qualquer supermercado. E não é que fiz muito bem?! Adorei. Saudável, saboroso e super fácil de confeccionar. Podem servir como entrada, petisco ou acompanhamento. E pode-se ainda variar os ingredientes a combinar com eles.
Ingredientes:
- 100 g avelãs
- 2 dentes de alho
- 1 molhinho de espargos verdes (200g)
- 1 mão cheia de espinafres frescos lavados
- um fio de azeite a gosto
- 1 pitada de sal e pimenta
- 1 c. sopa de sumo de limão
- Ligue o forno em modo grill no máximo, coloque as avelãs num tabuleiro e leve ao forno a torrar cerca de 2 minutos. Retire e reserve.
- Prepare os espargos, lave-os corte cerca de 1 cm do lado da raíz, retire ao de leve uma fina camada do exterior com a ajuda de um descascador (como se estivesse a descascar uma cenoura, mas com mais cuidado e mais superficial) e corte-os em pedaços (se preferir pode utilizá-los inteiros).
- Numa frigideira coloque os alhos picados, os espargos, os espinafres, o azeite, o sal e a pimenta e deixe cozinhar cerca de 10 minutos, virando de vez em quando com uma colher de pau.
- Adicione as avelãs, misture e está pronto a servir.
O segredo está em utilizar espargos verdes tenrinhos.
Sem comentários:
Enviar um comentário