segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Um Bolo em tons de Azul e Verde

Um bolo em tons de azul e verde foi tudo o que a Maf nos pediu... quer dizer não é bem assim, os requisitos foram bolo de iogurte com recheio de leite condensado cozido e na decoração algo simples e nada de cor de rosa. Este foi o pedido transmitido pela mãe da aniversariante que me deixou tudo à minha imaginação, sem saber ainda muito bem como iria decorar o bolo. Mas ao falar com a própria Mafalda ela confirmou nada de cor de rosa mas que podia ser azul e verde. E assim foi, lá comecei a magicar na minha cabeça como poderia ser. 

Ora uma adolescente quase a tornar-se adulta, pois claro que não iria queres um bolo com bonecada. E também é muito comum nestas idades criar uma certa aversão à cor rosa. Tudo muito bem, achei que com o chantilly e uns toques ao calhas de corante verde e azul iria ficar bem. Depois foi só complementar com uns doces verdes (bolinhas de Aero de menta) e azuis (bonbons tipo sugo de framboesa) e uns sprinkles também verdes e azuis que adicionei a uma placa de chocolate branco derretido previamente. Por fim parti a placa de chocolate branco em bocados e escrevi o nome e a idade com chocolate de culinária derretido.

Como tinha palhinhas verdes e azuis, apliquei-as com um pauzinho de espetada no interior para assim desejar os Parabéns.








domingo, 29 de setembro de 2024

Bolo Demon Slayer

Demon Slayer é uma série japonesa de manga que o Lucas adora ver. A personagem principal é o Tanjiro Kamado e por isso foi o escolhido para a decoração do bolo.

É muito raro podermos comemorar o aniversário do Lucas com ele porque normalmente nessa altura do ano ele costuma já estar de férias com os pais. Este ano, sabendo que a festa iria ser com o grupo de amigos portugueses na Irlanda, tinha de me esmerar na doração do bolo.

O único pedido pelo aniversariante era que o bolo fosse de chcolate, não que ele aprecie bolos mas porque sabe que a maioria das crianças que iriam estar presentes só querem bolo de chocolate. E por isso saiu um bolo de chcolate com recheio de mousse de chocolate e coberto de ganache de chocolate antes de aplicar a pasta de açúcar. Quanto ao tema tive de sondar a mae do Lucas para saber os gostos dele. Depois foi só pao a mão na massa e decorar com as pastas de açúcar. Comprei ainda um boneco da colecção Demon Slayer para adicionar ao bolo para assim ficar com uma recordação.






sábado, 28 de setembro de 2024

Rolinhos de Pão com Amora

Chega o tempo das amoras e lá vai a Sofia apanhar amoras para fazer doce. Nem todas sobrevivem até ao momento de fazer o doce. Comem-se algumas logo na apanha, outras no caminho para casa e ainda vão mais algumas quando se estão a lavar para ir para o tacho.

Houve um dia que peguei numa receita que tinha de uns rolinhos recheados com pesto e a transformei. Em vez de pãezinhos salgados, saíram pãezinhos doces. Foi a melhor coisa que podia ter feito. Já experimentei estes pães com diversos recheios mas os de amora... Que delícia! Cá em casa desaparecem logo. Já fiz esta receita vezes sem conta e continua a ter sempre muito sucesso.



Ingredientes:

  • 300 g água
  • 1 ½ c. chá de açúcar
  • 1 saqueta de fermento de padeiro
  • 10 g banha
  • 550 g farinha tipo 65, mais q.b. p/ polvilhar
  • 1 ½ c. chá de sal
  • 150g doce de amora (receita - com a diferença que o doce no fim foi triturado para ficar mais homogéneo sem se sentir as amoras inteiras)


Preparação (Bimby):

  1. Coloque no copo da Bimby a água, o açúcar, o fermento e a banha e aqueça 1 min 30 seg/37°C/vel 2.
  2. Adicione a farinha e o sal e programe 2 min / vel espiga (amassar).
  3. Retire, forme uma bola, coloque numa taça grande coberta com película aderente e deixe levedar até que dobre de volume (pelo menos 1 hora).
  4. Numa superfície polvilhada com farinha e com a ajuda de um rolo, estenda a massa em forma de retângulo.
  5. Distribua o doce de amora por toda a superfície da massa.
  6. Enrole tipo torta e corte em fatias (eu costumo cortar em 12).
  7. Forre um pirex ou outro tabuleiro com papel vegetal e distribua as fatias da massa recheada de amora.
  8. Pré-aqueça o forno a 180°C.
  9. Deixe repousar cerca de 20 minutos.
  10. Leve ao forno a cozer durante 35 minutos.
  11. Depois de cozido, retire do tabuleiro pegando pelas pontas do papel vegetal e coloque em cima de uma grade para arrefer um pouco antes de servir.





sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Bolo Dork Diaries

A Daniela continua na leitura e que bem faz ela.

O ano passado fiz-lhe este bolo. Este ano a onda dos livros é muito parecida mas agora é a colecção Dork Diaries. Uns livros bem engraçados que a minha filha também adorou lê-los e fez a colecção completa (pelo menos os que havia publicados na altura).

E como dá para perceber, se eram 3 livros pois que o bolo era formado por 3 camadas. A pedido da aniversariante, a camada mais em baixo era salame de chocolate, as duas de cima de bolo de iogurte e o recheio um creme de mascarpone com morangos. O salame e o bolo de cima foram forrados com ganache de chocolate e depois foi só decorar com pastas de açúcar e chocolate derretido para desenhar a boneca da capa.