Uns pastéis com uma massa diferente e excelentes porque vão ao forno em vez de se fritar. O recheio levou coentros mas poderia ser facilmente substituído por salsa ou orégãos, conforme o gosto pessoal.
Fiz o recheio na véspera à noite porque sei que de manhã normalmente há mais energia, para esticar a massa e formar os pastéis. Quem diria que ia ter uma má noite e acordar cheia de dores de costas, ao ponto de me sentir fraca :( Não seria a primeira vez que desmaiava por causa de dores nas costas, mas desta vez não, comecei a mexer-me aos poucos e fez-me bem levantar-me da cama. A dor continuou cá mas bem melhor, o que tenho de fazer é ir-me mexendo aos poucos e descansando de vez em quando para não piorar. Bom, com isto tudo, os pastéis fizeram-se na mesma, mas para não esforcar muito as minhas costas fi-los em tamanho maior para ser um bocadinho mais rápido, resultando assim em 28 pastéis, que poderiam ser mais pequenos dando pelo menos para o dobro da quantidade. Aproveitei a restante massa para fazer uns palitos salgados, metade com sal e alecrim, a outra metade com sal e mangericão. E foram um sucesso!
- Coloque no copo da Bimby os coentros e pique 2 seg / vel 7 e depois baixe os resíduos na parede do copo e volte a picar 2 seg / vel 7. Retire e reserve.
- Coloque no copo o alho, a cebola cortada em pedaços e o azeite. Pique 5 seg / vel 5 e depois refogue 5 min / 120° / vel 1.
- Adicione o tomate cortado em pedaços, o tomilho e o açúcar e triture 5 seg / vel 7.
- Adicione o frango, o sal e uma pitada de pimenta e cozinhe 25 min / 100° / vel Colher. Escorra para uma taça de forma a reservar o molho. Desosse o frango e reserve.
- Coloque no copo o frango e desfie 2 seg / Inversa / vel 4, baixe o que ficou nas paredes do copo e volte a desfiar 2 seg / Inversa / vel 4. Retire e reserve.
- Pese no copo o molho reservado e adicione leite até perfazer 700g, no meu caso foi só acrescentar 50g de leite. Adicione a farinha e uma pitada de noz-moscada e cozinhe 8 min / 90° / vel 4. Retire e envolva com a carne e os coentros reservados. Leve ao frigorífico pelo menos 1 hora até ganhar consistência, eu fiz na noite anterior para na manhã seguinte formar os pasteís.


- 1000g farinha tipo 65 + q.b. para polvilhar
- 460g manteiga
- 2 colheres de chá de açafrão
- 230g leite + 3 colheres de sopa para pincelar
- 1 ou 2 gemas para pincelar
- sementes de papoila q.b. para polvilhar os pastéis
- sal, alecrim seco e manjericão seco q.b. para polvilhar os palitos
- No copo limpo coloque 500g de farinha, 230g de manteiga, 1 colher de chá de açafrão e 115g de leite e misture 15 seg / vel 6. Retire e reserve.
- Coloque no copo os restantes 500g de farinha, 230g de manteiga, 1 colher de chá de açafrão e 115g de leite e misture 15 seg / vel 6. Retire e reserve com a restante massa. Deixe descansar cerca de 15 minutos.
- Numa superfície polvilhada com farinha, estenda a massa com a ajuda de um rolo e com um cortador redondo corte círculos. Coloque 1 colher de chá ou de sobremesa (consoante o tamanho dos pastéis a fazer) de recheio no centro e feche os pastéis unindo as extremidades em cima, calcando com um garfo nas pontas em toda a volta.
- Pincele com as gemas batidas com o leite, polvilhe com as sementes de papoila e leve ao congelador até ao momento de servir, por cima de papel vegetal para depois ser mais fácil de as descolar sem partirem quando estiverem congeladas.
- No momento de servir, disponha os pastéis num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno pré-aquecido a 180° cerca de 25 minutos.
- Com a restante massa dos pastéis forme alguns rolos, vá rolando de forma a esticá-los e corte-os obtendo palitos do tamanho desejado.
- Divida a quantidade de palitos e espalhe-os sobre a superfície onde estendeu os pastéis.
- Polvilhe-os todos com sal e depois polvilhe uma metade com alecrim seco e a outra metade com manjericão seco.
- Role-os um pouco de forma a agarrarem as ervas e o sal, polvilhe com mais alecrim e manjericão se necessário.
- Pré-aqueça o forno a 180° e leve os palitos num tabuleiro forrado com papel vegetal a cozerem durante 15 minutos. Se não os consumir logo, conserve-os num frasco hermético ou numa lata.

Sem comentários:
Enviar um comentário