segunda-feira, 11 de maio de 2020

Folhado de Salmão e Alho Frances com/sem Arroz

Já perceberam que eu gosto muito de alho francês? É verdade, acho que é um vegetal que combina bem com muita coisa e com o qual se pode obter os mais variados pratos, seja carne, peixe, vegetais, a usar em entradas, petiscos ou pratos princpais.
Mas eu sei que há quem não aprecie o alho francês, nesse caso pode substitui-lo por outro vegetal do seu agrado, como por exemplo espinafres, couve, cogumelos ou pimentos.
Aqui em casa todos gostamos do alho francês e ainda bem para me facilitar a vida e não ter de fazer folhados diferentes personalizados :)
 




Ingredientes:
  • meia caneca de arroz carolino ou basmati
  • sal fino q.b.
  • 1 caneca de água
  • azeite q.b.
  • 4 lombos de salmão
  • pimenta q.b.
  • 1 alho francês
  • 1 cenoura
  • sal grosso q.b.
  • 1 base rectangular de massa folhada


Preparação (Tradicional):
  1. Prepare o arroz branco, eu fiz na Micro-arroz da Tupperware com o arroz, uma pitada de sal fino, a água e um pouquinho de azeite, a cozer no microondar durante 14 minutos.
  2. Tempere o salmão com sal fino e pimenta a gosto. Reserve.
  3. Pré-aqueça o forno a 180º.
  4. Corte o alho francês às rodelas para um tacho.
  5. Rale a cenoura também para o tacho, junte-lhe um bom fio de azeite, tempere com uma pitada de sal grosso e leve a lume forte a saltear durante 3 minutos, mexendo de vez em quando com uma colher de pau.
  6. Corte a base de massa folhada em 8 rectangulos.
  7. Distribua por cima de 4 rectangulos de massa folhada 2 colheres de arroz já cozido (eu deixei 1 deles sem arroz).
  8. Espalhe por cima de cada um a mistura de alho frances e cenoura.
  9. Disponha uma posta de salmão por cima de cada um.
  10. Tape agora com os restantes rectangulos de massa folhada e feche as pontas com pequenas dobras da base sobre a cobertura. Distribua num tabuleiro para ir ao forno.
  11. Pique os folhados por cima para respirarem e cozer melhor o recheio.
  12. Se desejar enfeite os folhados com massa folhada ou o alho francês que sobrou, eu apenas decorei 1 dos folhados com uma flor de alho frances para marcar qual é que não tinha arroz.
  13. Leve ao forno a cozer durante 25 minutos. Sirva quente acompanhado de salada.



Sem comentários:

Enviar um comentário