terça-feira, 26 de maio de 2020

Churrasco - Carnes, Peixes e Outros

Aqui por casa somos grandes fãs de grelhados na brasa. Seja carne, seja peixe, quando é dia de churrasco, é dia de encher a barriga à grande.
Relativamente à receita de como fazer um churrasco, não há propriamente uma receita. Cada um arranja as suas brasas à sua maneira, tempera a carne e o peixe ao seu gosto e deixa cozinhar mais ou menos conforme desejado. Vou apenas falar um pouco de como se faz aqui por casa e talvez dar algumas dicas ou gostos pessoais relativamente aos churrascos que costumamos fazer.
Fui à procura dos meus registos fotográficos e não encontrei todas as fotografias, ficam algumas só para abrir o apetite :)


Carne

Frango
  1. Abra o frango a meio na zona do rabo e das costelas, para que a zona dos peitos fique no meio, uma vez que é a zona com mais carne e por isso demora mais tempo a grelhar.
  2. Dê uns cortes no frango e tempere no dia anterior ou umas horas antes com sal grosso, alho e sumo de limão. Se gostar, insira em alguns cortes metades de folha de louro.
  3. Leve a grelhar numa grelha sobre as brasas cerca de 20 a 25 minutos de cada lado.

Teclado, Entrecosto e Espetadas
  1. Tempere com sal grosso e alho picado na altura de começar a fazer as brasas. Se desejar pode usar um bocadinho de pimentao doce em pó nas espetadas. No caso de preparar as espetadas em casa, para colocar a carne nos espetos pode utilizar antes paus de loureiro, que dá um sabor particular à carne.
  2. Leve a grelhar numa grelha sobre as brasas cerca de 15 minutos de cada lado.

Salsichas, Entremeada, Febras, Bochechas de Porco e Hambúrgueres
  1. As salsichas não precisam de tempero. Tempere as outras carnes com sal grosso e alho picado na altura de começar a fazer as brasas. Em alternativa aos alhos picados, pode usar alho em pó nos hambúrgueres.
  2. Leve a grelhar numa grelha sobre as brasas cerca de 5 a 10 minutos de cada lado.


Peixe e Moluscos

Douradas, Carapaus, Robalo, Peixe Espada Preto, Postas de Perca e Bacalhau
  1. O bacalhau não precisa de tempero. Tempere os outros peixes apenas com sal grosso na altura de começar a fazer as brasas.
  2. Pulverize ou pincele a grelha a utilizar com um pouco de azeite, óleo ou manteiga, consoante o gosto, apenas para que depois seja mais fácil de retirar o peixe grelhado sem que fique muito colado à grelha.
  3. Leve a grelhar numa grelha sobre as brasas cerca de 10 minutos de cada lado.
  4. Sirva a gosto. No caso dos carapaus pode preparar um molho à espanhola, com cebola e salsa picadas, pimentão doce em pó, azeite e vinagre. No caso do bacalhau pode aquecer uma boa quantidade de azeite e picar dentes de alho para colocar por cima do bacalhau e regar com o azeite quente (e já agora acompanhe com batata a murro).

Lulas, Chocos e Sardinhas
  1. Tempere apenas com sal grosso na altura de começar a fazer as brasas.
  2. Pulverize ou pincele a grelha a utilizar com um pouco de azeite, óleo ou manteiga, consoante o gosto, apenas para que depois seja mais fácil de retirar sem que fiquem muito colados à grelha.
  3. Leve a grelhar numa grelha sobre as brasas cerca de 5 a 7 minutos de cada lado.

Outros

Pimentos
  1. Coloque o pimento inteiro no meio das brasas. Se tiver carne ou peixe para grelhar, grelhe primeiro o pimento porque se come bem frio na salada.
  2. Vá virando o pimento de forma a que fique praticamente preto em toda a volta.
  3. Retire o pimento de imediato para dentro de um saco de plástico e feche-o. Mantenha assim fechado durante um minuto para que crie humidade e faça soltar a pele do pimento.
  4. Abra o saco e passe o pimento em água a correr da torneira, a pele vai-se soltar toda.
  5. Abra o pimento e retire as sementes.
  6. Corte-o em tiras e tempere a gosto, eu uso azeite, vinagre e uma pitada de sal fino.

Ananás e Espargos
  1. Corte o ananás às rodelas. Lave bem os espargos, retire a ponta do talo que esteja menos tenra e polvilhe com um pouco de sal grosso. Leve a grelhar numa grelha sobre as brasas cerca de 3 a 5 minutos. Sirva de imediato.

Marshmallows
  1. Disponha alguns marshmallows em paus de espetada mas não em muita quantidade pelo pau todo, devem ficar chegados mais a uma das pontas.
  2. Segure as espetadas com os marshmallows perto das brasas para que comecem a derreter e a caramelizar por fora, processo rápido que leva cerca de 2 minutos. Devem ser feitos no início das brasas para que não atrapalhe o resto dos grelhados e consiga segurar as espetadas perto das brasas de forma a que os marshmallows ganhem cor e fiquem quase a desfazer-se por dentro muito rapidamente. Sirva de imediato.


As Brasas
  1. Coloque uma grelha no fundo do churrasco (o grelhador grande onde vai fazer as brasas) para entrar ar por baixo das brasas de forma a se manterem acesas.
  2. Coloque por cimas algumas caixas de ovos vazias que irão ajudar a acender melhor o carvão, funcionam como complemento às acendalhas ou poderão substitui-las se não tiver acendalhas.
  3. Forme um monte de carvão em boa quantidade por cima das caixas de ovos e salpique com alguns bocadinhos de acendalhas (também pode usar pinhas, acendem bem devido a não serem muito grossas e terem vestígios de resina dos pinheiros).
  4. Acenda a fogueira com um fósforo ou um isqueiro e mantenha-a acesa com um abanador sempre que seja necessário activar mais o lume para formar as brasas.
  5. Coloque a grelha principal por cima do grelhador para ir aquecendo e queimar alguma sujidade.
  6. Quando verificar que a maioria do carvão se encontra incandescente, está na altura de começar a grelhar os seus ingredientes escolhidos. Pode demorar mais ou menos consoante o tipo de carvão e a quantidade a utilizar.
  7. Deve ter uma garrafinha de água com a tampa furada enquanto está a realizar os grelhados. Tenha em atenção se as brasas começam a fazer chama, nesse caso borrife essa zona das brasas com a água.
  8. No fim do churrasco, deixe as brasas apagarem por completo antes de arrumar o grelhador. Pode aproveitar as cinzas para servir de fertilizante da terra.













Sem comentários:

Enviar um comentário