sexta-feira, 27 de março de 2020

Bolo Rei de Enchidos

O Natal já lá vai. Bons momentos passados em famíla com o típico Bolo Rei na mesa dos doces. Agora matamos saudades do Bolo Rei e entre a família reduzida aos 4 cá de casa aventuramo-nos em receitas novas. Saiu um bolo rei salgado, com enchidos, bem recheado, delicioso! Ai que perdição para quem perfere salgados em vez de doces!



Ingredientes:
  • 100g leite + q.b. para pincelar
  • 20g fermento de padeiro fresco
  • 540g farinha tipo 65 + q.b. para polvilhar
  • 4 ovos
  • 100g manteiga
  • 50g cerveja
  • 25g aguardente
  • 50g azeite
  • raspa de 1/2 limão (opcional)
  • 100g chouriço de carne cortado em rodelas
  • 100g chouriço de cebola cortado em rodelas
  • 100g chouriço de vinho cortado em rodelas
  • 100g paio cortado em pedaços
  • 50g amêndoa com pele + 10 amendoas para o exterior
  • 50g pinhões + q.b. para o exterior
  • 1 c. sobremesa de alecrim seco
  • 300g bacon fresco fatiado (8 fatias)


Preparação (Bimby):
  1. Coloque no copo o leite e o fermento e aqueça 2 min / 37° / vel 1.
  2. Adicione 100 g de farinha e misture 6 seg / vel 5. Baixe com a ajuda da espátula o que ficou na parede do copo. Deixe em repouso a  levedar durante 40 minutos.
  3. Adicione no copo os ovos, a manteiga, a cerveja, a aguardente, o azeite, a restante farinha (440 g) e a raspa de limão e amasse 2 min / velocidade Espiga. Deixe levedar num pelo menos 1 hora ou até a massa dobrar de volume.
  4. Pré-aqueça o forno a 180°.
  5. Sobre uma superfície polvilhada com farinha estenda a massa em rectângulo, distribua os chouriços reservando algumas rodelas para o exterior, o paio, a amêndoa, os pinhões e o alecrim e enrole tipo torta. Forme uma coroa e feche bem as extremidades.
  6. Pincele a coroa com leite, espalhe pelo exterior as fatias de bacon fresco, as rodelas de chouriço reservado, as amêndoaa e pinhões.
  7. Leve ao forno cerca de 30 minutos, verificando com um palito se está cozido (se necessário deixe mais um bocadinho).


quinta-feira, 26 de março de 2020

Rolo de Carne Misto

Quem tem uma mãe que é uma fada na cozinha tem tudo! Adoro quando vou a casa dos meus pais e como comidinha feita pela minha mãe :)
Pois este rolo é um dos pratos dela com grande sucesso e desta vez fui eu que o repliquei cá em casa. Fica muito bom! Adoramos acompanhar com um arroz branco e deitar o molho do rolo por cima do arroz. Desta vez o rolo foi servido com arroz selvagem, mas é um pouco indiferente porque o rolo sim, esse é tão bom que fica bem com qualquer coisa.





Ingredientes para o Rolo:

  • 2 ovos
  • 2 colheres de café de sal grosso
  • pimenta q.b.
  • 1/2 cebola
  • 2 colheres de chá de orégaos
  • 500g carne picada de porco (se preferir pode ser carne picada de vaca, para que seja só com carne de vaca)
  • 750g carne picada de vaca
  • 250g fiambre em fatias
  • 250 queijo flamengo em fatias (ou queijo mozarella ralado)


Ingredientes para o Molho:

  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • azeite q.b.
  • 3 tomates maduros
  • 1 folha de louro
  • 3 pés de salsa
  • 2 colheres de sal grosso
  • 500ml água


Preparação (Tradicional):

  1. Vamos começar por preparar o rolo, deitando numa taça os ovos, o sal, a pimenta, a cebola bem picadinha e o orégãos.
  2. Mexa bem com um garfo e depois misture numa taça grande com a carne picada.
  3. Distribua a mistura da carne por cima de um rectangulo de papel anti-aderente, de comprimento compatível com o tabuleiro de forno a usar.
  4. Espalhe por cima o fiambre e depois o queijo.
  5. Enrole como se fosse uma torta, com a ajuda do papel anti-aderente. Reserve.
  6. Prepare agora o molho começanddo por colocar a cebola e os alhos picados num tacho e regar com um fio de azeite.
  7. Junte o tomate cortados aos bocadinhos, a folha de louro, a salsa lavada e o sal grosso. Leve a lume forte a estufar durante 5 a 7 minutos.
  8. Desligue, retire o louro, junte a água a ferver e triture com uma varinha mágica.
  9. Pré-aqueça o forno a 180°.
  10. Espalhe metade do molho no fundo do tabuleiro de ir ao forno.
  11. Coloque o rolo de carne no tabuleiro e regue com o restante molho.
  12. Leve ao forno durante pelo menos 45 minutos (depende, se o rolo ficar mais fino e mais comprido coze mais depressa do que se for mais grosso e menos curto).

quarta-feira, 25 de março de 2020

Teclado com Molho Barbecue

Cá em casa quando se faz teclado parecemos uns cãezinhos a roer os ossos :) Marcha de qualquer maneira, até mesmo o mais simples possível, no churrasco só com sal. Ai que bom!
Mas variar também é bom e se está de chuva e não dá para fazer um churrasco, usa-se o forno. Assim surgiu a ideia do teclado com um molho diferente, molho barbebue (bom, deixei um por cima de uma grelha apenas com alho e sal porque o marido não é grande apreciador de molhos). Como era de esperar, desapareceu, só ficaram mesmo os ossos bem limpinhos... vá lá que ainda não virámos cães senão até os ossos marchavam ;)





Ingredientes:
  • 100g mel
  • 20 g vinagre balsâmico
  • ½ colher chá de cravinho em pó
  • 50g azeite
  • 1 colher chá de sal grosso
  • 50g tomate maduro ou tomate pelado em lata
  • 1 limão
  • 1 colher café de piri-piri
  • ½ colher de chá de colorau
  • 4 ou 5 teclados, depende do tamanho (também conhecido por piano, se preferir pode utilizar entrecosto que tem mais carne)


Preparação (Bimby):
  1. Pré-aqueça o forno a 180°C.
  2. Coloque no copo o mel, o vinagre, o cravinho, o azeite, o sal, o tomate partido aos bocados, o sumo do limão, o piri-piri e o colorau e misture 5 seg / vel 7.
  3. Barre o teclado com o molho e deixe num tabuleiro a marinar cerca de 15 minutos.
  4. Pré-aqueça o forno a 180°.
  5. Leve o teclado ao forno cerca de 50 minutos, virando de lado a meio do tempo.

Coissants Integrais

Ai que bom uns croissants acabadinhos de sair do forno para o lanche :)
Até simples eles sabem bem. Agora imaginem abrir um croissant, barrar com um bocadinho de manteiga e ela começar a derreter... ai que bom! Depois juntei uma fatia de fiambre e que delícia que foi! O recheio deixo ao vosso critério mas garanto-vos que vale mesmo a pena, nem que seja pelo cheirinho que fica em casa :D




Ingredientes:

  • 125g leite + 50ml leite para pincelar
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 20g fermento de padeiro fresco
  • 250g farinha tipo 65
  • 250g farinha integral
  • 1 iogurte natural (125g)
  • 1 colher de café de sal
  • 2 ovos + 2 gemas para pincelar
  • Manteiga q.b para pincelar as camadas da massa


Preparação (Bimby):


  1. Deite no copo da Bimby o leite, o açúcar, o fermento e programe 2 min / 37° / vel 1.
  2. De seguida junte as farinhas, o iogurte, o sal e os ovos e programe 5 min / vel espiga.
  3. Retire a massa, divida em 8 partes mais ou menos iguais e forme bolinhas.
  4. Estenda a massa com um rolo da massa em formato circular, idêntico a bases de pizza.
  5. Utilize manteiga líquida, em spay ou derreta um pouco de manteiga para os seguintes passos.
  6. Pincele com manteiga o topo de uma das porções de massa e sobreponha outra porção.
  7. Volte a pincelar com manteiga o topo desta e sobreponha outra porção de massa e assim sucessivamente até esgotar todas as porções, ficando a última sem ser pincelada.
  8. Estenda agora esta massa com o rolo da massa formando uma base redonda grande.
  9. Forre dois tabuleirs com uma folha de papel vegetal.
  10. Corte a massa estendida em 16 triângulos (como fatias de pizza) e enrole começando com o lado da fatia largo no interior e terminando com a ponta bicuda no exterior, obtendo assim o formato dos croissants (pode ainda dar-lhe um jeito arredondado, tal como se vê alguns croissants à venda na pastelaria). Vá distribuindo os croissants pelo tabuleiro.
  11. Deixe levedar num local morno por cerca de 1 hora.
  12. Pré-aqueça o forno a 180°.
  13. Bata à parte as 2 gemas com os 50ml de leite, pincele os croissants e leve-os a cozer no forno cerca de 15 minutos.

terça-feira, 24 de março de 2020

Iogurtes de Bolacha Maria

Estes iogurtes foram já feitos há uns tempos e foram resultado de querer fazer uns iogurtes diferentes para mandar para o lanche dos filhos na escola. Eles adoraram e nós os adultos também quisémos experimentar e achámos deliciosos. Pois então que já se repetiu a receita com bolachas torradas em vez da bolacha Maria e também ficam bons. Toca a fazer iogurtes caseiros, são mesmo mesmo bons!!!




Ingredientes:

  • 80g bolacha maria
  • 1L leite
  • 40g açúcar amarelo
  • 40g leite em pó
  • 125g iogurte natural


Preparação (Bimby):

  1. Coloque no copo da Bimby a bolacha e rale 10 seg / vel 9.
  2. Adicione o leite, o açúcar, o leite em pó e o iogurte e aqueça 5 min / 50° / vel 3.
  3. Distribua por frascos de vidro para iogurtes e leve a fermentar numa iogurteira durante 12 horas.
  4. Depois desse tempo, tape os frascos e leve ao frigorífico pelo menos 2 horas, até ao momento de consumir.



segunda-feira, 23 de março de 2020

Beijinhos de Noz Pecan

Vai um docinho para acompanhar o café?
Este tipo de docinhos são uma perdição! Sejam de chocolate, de côco, de amendoim... nao há como resistir! Estes de noz podem ser feitos com as nozes comuns, no meu caso foram de nozes pecan porque eram as que eu tinha á em casa ;)




Ingredientes:

  • 180g nozes pecan + q.b. para decorar
  • 180g açúcar + q.b. para envolver
  • 2 gemas de ovo
  • 50g chocolate de culinária


Preparação (Bimby):

  1. Coloque no copo as nozes e triture 10 seg/vel 7.
  2. Adicione o açúcar e as gemas e misture 15 seg/vel 4.
  3. Forme bolinhas e passe-as por açúcar.
  4. Leve o chocolate a derreter num tachinho ou numa taca no microondas.
  5. Deite uma colher de café de chocolate derretido em cima de cada bolinha e aplique uma metade noz ou um bocadinho mais pequeno, consoante o tamanho das bolinhas. Disponha-as em forminhas de papel.

Sopa de Feijão Verde e Menta

A hortelã é uma erva que dá um sabor muito próprio e muito agradável em qualquer prato que seja utilizada. Há que ter atenção a quantidade a utilizar uma vez que dá um sabor forte. Nao é algo que eu use muitas vezes, mas apenas porque nao me lembro de a usar, porque na verdade eu até aprecio muito o seu sabor.
Comi há tempos uma sopa de feijão verde feita pela minha mae que levava hortelã e que adorei. Estranhei o sabor assim que comecei a comer mas logo de seguida dei a minha mae um belo de um elogio :) e por isso resolvi opiar a ideia. E resultou muito bem, de tal forma que aqui em casa a sopa de feijão verde passou a ter como regra levar um pezinho de hortelã :)




Ingredientes:

  • 2 batatas doces grandes
  • 2 cebolas médias
  • 6 cenouras
  • 2 alhos franceses
  • 2 courgettes
  • 4 c. café de sal grosso
  • 4 litros de água
  • 1 fio de azeite
  • 1 Kg feijão verde
  • 1 pé de hortelã


Preparação (Tradicional):

  1. Descasque, lave e parta aos bocados as batatas doces, as cebolas e as cenouras. Deite numa panela.
  2. Lave bem, retire os topos e corte aos bocados também para dentro da panela os alhos franceses e as courgettes.
  3. Leve a água a ferver num fervedor, deite na panela, junte o sal e leve a cozinhar em lume forte durante 15 a 20 minutos, até que todos os legumes estejam cozidos.
  4. Entretanto lave, corte os pés do feijão verde e corte em tiras um pouco na diagonal para dentro de uma taça e reserve.
  5. Junte azeite a gosto e passe bem com uma varinha mágica. Verifique se a sopa está muito grossa, se necessário adicione mais um pouco de água fervida. A quantidade de água varia consoante goste da sopa mais fina ou mais grossa.
  6. Deite na panela o feijão verde reservado.
  7. Lave um pé de hortelã e junte também ao conteúdo da panela. Mexa e deixe cozinhar em lume médio durante 10 minutos, até que o feijão verde esteja cozido.