terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Arrufadas de Batata Doce

Adoro fazer massas para pão e sentir o cheirinho do pão a sair do forno. Para mim não há perfume melhor para uma casa! Desta vez saíram uns pãezinhos adocicados, já que a massa é à base de batata doce. Estes ficaram-me na memória assim que os vi na revista da Bimby de Dezembro passado, só estavam à espera do dia em que seriam postos à prova :D Ficam deliciosos e do meu ponto de vista sabem mesmo bem a fazer de sandes mista, pois os salgados contrastam com o doce do pão. "Aí que maravilha!" - disse eu. E a filha respondeu: "Yammi, ficam mesmo bem com queijo e fiambre!" Mas até simples ou com um pouco de manteiga são de comer e chorar por mais ;)



Ingredientes:
  • água q.b.
  • 1,5 colher de chá de sal
  • 250g batata doce descascada
  • 120g leite
  • 15g açúcar amarelo
  • 25g fermento de padeiro fresco
  • 50g manteiga
  • 1 ovo
  • 420g farinha tipo 65 + q.b. para polvilhar


Preparação:

  1. Coza a batata doce cortada aos bocados num tacho com água suficiente para a cobrir e com 1 colher de chá de sal. No fim escorra bem a água.
  2. Coloque no copo da Bimby o leite, o açúcar, o fermento e misture 10 seg / vel 4.
  3. Adicione a batata doce cozida, a manteiga, o ovo e bata 15 seg / vel 3.
  4. Adicione a farinha, 0,5 colher de chá de sal e amasse 3 min / vel espiga. Retire para uma taça, cubra com película aderente e deixe levedar pelo menos 1 hora ou até dobrar de volume. (Eu fiz à noite, deixei levedar durante a noite para depois cozer na manhã seguinte)
  5. Divida a massa na quantidade de bolas desejadas, eu dividi em 6. Coloque-as num tabuleiro forrado de papel anti-aderente de forno e deixe descansar pelo menos meia hora.
  6. Pré-aqueça o forno a 180°.
  7. Polvilhe as bolinhas com farinha e leve ao forno a cozer entre 20 a 30 minutos. Retire e deixe arrefecer sobre uma rede.

Sem comentários:

Enviar um comentário