segunda-feira, 24 de junho de 2019

Pão de Centeio e Aveia

Há dias que apetece sentir o cheiro de pão acabadinho de sair do forno, que apetece um pão diferente, que apetece ficar em casa e não ter de sair para comprar pão. Sábado passado foi um desses dias, não me apetecia sair de casa, até porque tinha muito que fazer em casa, mas estava a ficar sem pão e a filha ia ter jogos e a tarde tinha de ter pão para o lanche. Lembrei-me de um pão que tinha visto há uns dias atras ao esfolhear umas revistas do ano passado. Fui a procura dele e encontrei na revista de Abril de 2018. Depois eis que saiu este belo pãozinho, que eu gostei bastante, fica mesmo saboroso, diferente do pão branco ou integral.
O meu ficou um pouco mais escuro porque eu usei uma maior quantidade do que a indicada na receita original e porque o mel que utilizei é da terra do meu pai (Trás-os-Montes) que é bastante escuro e de sabor forte. Que bom pãozinho!






Ingredientes:

  • 50g flocos de aviea + q.b. para polvilhar
  • 120g farinha de trigo tipo 65
  • 100g farinha de centeio
  • 1 colher de chá de sal grosso
  • 200g água
  • 10g mel (na receita original sao apenas 10g, eu usei 80g)
  • 20g fermento de padeiro fresco (eu usei 7g fermento de padeiro em pó)
  • azeite para untar


Preparação (Bimby):

  1. Coloque no copo da Bimby os 35g de aveia e pulverize 15 seg / vel 10.
  2. Adicione a farinha de trigo, a farinha de centeio e o sal e programe 5 seg / vel 7. Retire e reserve.
  3. Coloque no copo a água, o mel, o fermento e aqueça 1 min / 37 / vel 1.
  4. Adicione as farinhas reservadas e amasse 1 min / espiga. Retire e deixe levedar pelo mensos 1 hora até que dobre de volume.
  5. Unte uma forma redonda com azeite e com a massa forme uma bola e coloque na forma. Deixe respousar durante 20 minutos.
  6. Pré-aqueça o forno a 180º.
  7. Leve o pão a cozer no formo durante 30 minutos, colocando dentro do forno um recipiente com água para dar humidade ao pão de forma a ficar mais fofo.


Sem comentários:

Enviar um comentário