domingo, 9 de junho de 2019

Lombinhos de Porco com Farinheira e Castanhas

Quem adora farinheira como eu de certeza que concorda comigo: Tudo que leve farinheira é maravilhoso! Qualquer prato com farinheira resulta sempre bem!
Pois bem, estes lombinhos com farinheira estava mais que certo que não me iam deixar mal :D Ficaram 5 estrelas! Os lombinhos por si só já são uma carne muito boa, bem tenrinha. Juntando a isso a bela da farinheira... Ui ui, enfim, só provando para perceberem do que estou a falar ;)


  


Ingredientes:
  • 4 dentes de alho
  • 2 c. café de sal grosso
  • 1 c. sopa de massa de pimentão
  • 100ml vinho branco
  • 100ml azeite
  • 2 folhas de louro
  • 2 lombos de porco (cerca de 500g cada)
  • 2 farinheiras
  • fio para cozinhar
  • 250ml água a ferver
  • 1Kg castanhas de Trá-os-Montes congeladas


Preparação (Tradicional):
  1. Pré-aqueça o forno a 180º.
  2. Prepare o tempero para os lombinhos, misturando numa taça os alhos picadinhos, o sal grosso, a massa de pimentão, o vinho branco, o azeite e as folhas de louro partidas em quartos. Misture bem e reserve.
  3. Disponha num pirex os lombinhos de porco, abra-os e recheie cada um com uma farinheira sem a pele.
  4. Feche cada lombinho com a juda de fio próprio para cozinhados.
  5. Tempere os lombinhos com o tempero reservado e leve ao forno durante 1 hora.
  6. Verifique de vez em quando se necessita de água, eu adicionei a água passados uns 20 minutos.
  7. Ao fim de meia hora do lombo no forno, junte as castanhas, levando de novo ao forno o restante tempo (mais 30 minutos para perfazer 1 hora).


Sem comentários:

Enviar um comentário