quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Bacalhau com Natas

Depois da sopa, o prato de peixe. Hoje venho finalmente publicar o meu bacalhau com natas, que já o fiz vezes e vezes sem conta mas por falta de lembrança ou porque desapareceu num ápice, nunca o cheguei a publicar.
Um prato tipicamente português e muito apreciado cá em casa. Eu gosto de lhe adicionar cenoura ralado porque corta um pouco o sabor das natas e do bacalhau, ficando um pouco mais leve. O béchamel é fácil de fazer e eu até já o soube fazer muito bem no tacho, mas desde que adquiri a Bimby já estou tão habituada e ele sai tão bem, mesmo no ponto sem grumos nenhuns, que já não faço o béchamel de outra maneira. Outro pormenor do meu bacalhau com natas é que em vez do pão ralado por cima, leva antes queijo ralado porque gosto muito do sabor do gratinado e acho que fica muito bem com o bacalhau.


Ingredientes:
  • 2 cebolas
  • 4 dentes de alho
  • 50g azeite
  • 2 cenouras (150g)
  • 4 postas de bacalhau demolhado e desfiado (cerca 900g já sem pele e espinhas)
  • 1100g leite
  • 110g farinha
  • 55g margarina
  • sal, pimenta e noz moscada q.b.
  • 800g natas
  • 150g queijo ralado
  • 450g batata palha
  • 150g queijo mozzarella ralado

Preparação:

  1. Pique a cebola e o alho para um tacho grande. Adicione o azeite e leve a refogar em lume médio.
  2. Quando a cebola estiver murcha adicione as cenouras raladas e o bacalhau. Deixe cozinhar cerca de 5 minutos, mexendo frequentemente para não queimar ou agarrar ao fundo do tacho.
  3. Entretanto prepare o béchamel. Eu já estou tão habituada a fazer na Bimby, que é esta a receita que vos deixo. Coloque no copo da Bimby o leite, a farinha, a margarina, as especiarias e programe 8 min / 90º / vel 4.
  4. Pré-aqueça  o forno a 180º.
  5. Adicione as natas ao copo da Bimby e programe 2 min / 90º / vel 4.
  6. Com o lume desligado, junte o béchamel com as natas ao bacalhau já cozinhado e misture.
  7.  Adicione a batata palha ao bacalhau com as natas e envolva. Distribua por um pirex ou outro tabuleiro de ir ao forno.
  8. Espalhe por cima o queijo ralado e leve ao forno cerca de 20 minutos até que fique douradinho por cima.

Sem comentários:

Enviar um comentário