quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Mil Folhas XL

Há que tempos que andava com a ideia de fazer um Mil Folhas em tamanho gigante, faltava apenas a oportunidade para tal. Assim por alto, o processo não me parecia complicado mas achei melhor dar uma vista de olhos pelos blogs que costumo visitar se havia por lá algum para tirar umas ideias. Eis que encontrei este da Luisa Alexandra, mesmo ideal. Não o segui à risca, o meu creme de pasteleiro é um pouco mais doce e a cobertura também é diferente. Lá está, cada um com os seus gostos, mais ou menos doces :)
Para além de bonito ficou delicioso! E parece que os amigos com quem o partilhei também gostaram. Ainda bem, porque há mais ideias gulosas aqui na minha cabecinha para por em prática e partilhar com os amigos.


Ingredientes para o Creme de Pasteleiro:

  • 500g leite
  • 200g açúcar
  • 1 casca de limão
  • 30g farinha
  • 30g farinha Maizena
  • 4 gemas de ovo
  • 2 placas de massa folhada rectangular


Ingredientes para a cobertura:
  • 1 clara de ovo
  • 200g açúcar em pó
  • 3 ou 4 gotas de sumo de Limão
  • 100g chocolate branco
  • 4 c. sopa de leite
  • 50g chocolate preto




Preparação do Creme de Pasteleiro e da Massa Folhada:
  1. Pré-aqueça o forno a 180°.
  2. Caso não tenha açúcar em pó, com o copo da Bimby bem limpo e seco, pulverize o açúcar para a cobertura 30 seg /vel 9. Retire e reserve.
  3. Coloque um recipiente sobre a tampa da Bimby e pese a farinha e a farinha maizena.
  4. Junte 100g de leite e misture bem com um garfo.
  5. Adicione as gemas e volta a misturar bem com o garfo. Reserve.
  6. Coloque no copo da Bimby o restante leite para o creme de pasteleiro (400g), 150g de açúcar, a casca de limão e programe 12 min / 90º / velocidade colher / inversa.
  7. Retire a casca de limão, programe a Bimby 12 min / 90º / vel 2 e vá adicionando pelo bucal a mistura reservada de farinhas, leite e gemas.
  8. Adicione as restantes 50g de açúcar para o creme de pasteleiro e programe 30 seg /vel 3. Deixe arrefecer.
  9. Desenrole uma placa de massa folhada e corte-a ao meio. Coloque cada metade num tabuleiro, com a folha de papel vegetal que acompanha a massa folhada, também cortada ao meio, por baixo (se utilizar massa folhada caseira, forre cada tabuleiro com papel de forno).
  10. Por cima de cada metade de massa folhada já no tabuleiro coloque um tapete de silicone para fazer peso de forma a que a a massa folhada nao cresça em demasia.
  11. Leve a forno pré-aquecido cerca de 20 minutos ou até ficar dourado. Eu coloquei duas metades a fazer ao mesmo tempo, cada uma num tabuleiro.
  12. Repita a operação com a outra placa de massa folhada.


Preparação da Cobertura:

  1. Preparare a cobertura começando por bater com uma batedeira a clara de ovo com o sumo de limao de forma que fique em espuma (não em castelo).
  2. Vá adicionando o açúcar em pó sem parar de bater.
  3. Leve ao lume um tachinho com o chocolate branco e 2 colheres de sopa de leite até o chocolate deterreter, mexendo sempre com uma colher de pau. Adicione à mistura de clara com açúcar em pó e volte a bater.

(O chocolate preto derrete-se sá na altura da sua utilização para que nao solidifique)


Montagem do Mil Folhas:
  1. Coloque no prato a servir uma tira de massa folhada, com a base mais lisa para cima de forma a espalhar mais uniformemente o creme.
  2. Distribua sobre essa tira de massa folhada 1/3 da quantidade de creme de pasteleiro.
  3. Por cima coloque outra tira de massa folhada e proceda da mesma forma.
  4. Repita o processo com mais uma camada de massa folhada e o restante creme de pasteleiro.
  5. Coloque por cima a última tira de massa folhada, igualmente com a base mais lisa voltada para cima, e cubra com o preparado reservado para a cobertura.
  6. Leve ao lume um tachinho com o chocolate preto e 2 colheres de sopa de leite até o chocolate deterreter, mexendo sempre com uma colher de pau. Se achar que ainda não está líquido o suficiente adicione mais uma ou duas colheres de sopa de leite.
  7. Coloque o chocolate preto derretido numa caneta de pasteleiro ou num saco de pasteleiro com uma ponta fininha e desenhe linhas paralelas sobre a cobertura branca do mil folhas.
  8. Com uma faca ou um palito passe em direcção perpendicular às riscas de chocolate preto, num sentido e no sentido inverso, alternadamente, de forma a obter os desenhos habituais do mil folhas.



3 comentários:

  1. olá sofia.
    encontrei o blog quando procurava um bolo de chocolate, e fui logo direita á primeira postagem, a do bolo com creme de abacate. Fiquei ainda mais contente quando vi que a receita era da "bimby" vim espreitar o blog e tem receitas muito interessantes. Parabens . Desejo um bom ano de 2017
    Pinta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Pinta!
      É sempre bom receber elogios :)
      Esta publicação até está a precisar de ser editada porque as imagens ficaram um bocadinho fora de sítio, mas o que importa é que a receita está correcta.
      Desejo também um Bom 2017, docinho e muito feliz!
      Sofia Almeida

      Eliminar
    2. Pois Sim Esta Menina de começo de Ano ,está sendo Boa pensadora,em visão para alegrar os olhos de quem ,fica com vontade de experimentar o seu sabor,mas não abusar com quantidades ,as calorias,podem aumentar o peso ,este o meu caso . Beijinhos e Continua em frente.Joaquim Barroso.

      Eliminar