quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Casinhas e Bonecos de Bolacha de Cacau e Gengibre

Todos os anos por esta altura vêem-se as casinhas de bolacha de gengibre, umas à venda já preparadas por completo com decorações prefeitas, outras em que vêm as paredes e depois é só montar e decorar. Também é possível comprar a massa já preparada para as bolachas, fresca ou congelada, e nesse caso pode-se dar asas à imaginação e fazer casas maiores, mais pequenas, bonecos de neve, etc.
A verdade é que ao olhar para uma casinha destas dá vontade de viver numa delas. Tal como entrar no mundo de fantasia e andar em cima de algodão doce, pisar pedrinhas de confetis como se fosse a calçada das ruas de Lisboa, entrar numa simples moradia ou cabana decorada com gomas, smarties, estrelinhas, chocolate, bolachinas, pasta de açúcar, doces de várias cores e tamanhos...
Este ano, a pedido dos filhos, resolvemos fazer duas casinhas para cada um decorar em género de competição, em que o pai e a mãe seriam os júris. E o resultado, um empate :) Aproveitámos ainda para fazer uns bocecos (preparados para ir a praia) e ainda fiz umas casinhas pequeninas para decorar o bolo a dar as boas vindas ao mês de Dezembro. Levámos umas boas horas desde o início até decorar e esperar que ficasse tudo bem seco, mas foram sem dúvida momentos únicos de risota em família.



Ingredientes:
  • 400g farinha
  • 100g água
  • 1 ovo
  • 150g manteiga
  • 30g mel
  • 1 c. sopa de gengibre
  • 1 c. sopa de canela
  • 1 c. chá de noz moscada
  • 1 1/2 c. sopa de cacau em pó
  • 1 c. sopa de bicabornato de sódio
  • 150g açúcar


Preparação:
  1. Coloque todos os ingredientes dentro do copo da Bimby e programe 5 min /  vel espiga. Guarde numa caixa ou envolva com película aderente e leve ao frigorífico pelo menos por uma hora.
  2. Pré-aqueça o forno a 180º.
  3. Estenda a massa com um rolo de pasteleiro, polvilhando de vez em quando com farinha para não agarrar, e corte a massa com as formas desejadas ou com moldes em cartolina.
  4. Distribua por um tabuleiro de ir ao forno forrado de papel vegetal e leve a cozer entre 10 a 15 minutos.
  5. Nota: No meu caso fiz duas vezes seguidas a mesma massa para fazer casas grandes, casas pequenas, um boneco grande e vários bonecos mais pequenos. No caso de fazer em grande quantidade não se deve fazer tudo de uma vez porque senão a Bimby não consegue bater bem a massa, mas sim repetir a receita as vezes necessárias.





Decoração:
  1. Prepare o glacé batendo muito bem uma clara de ovo com 200g de açúcar em pó e umas gotas de sumo de limão. Utilize mesmo a quantidade de açúcar indicada ou entao fica mais líquido, que foi o que me aconteceu a mim porque já se tinha acabado o açúcar em pó.
  2. Cole as paredes das casas com o glacé ou com chocolate de leite derretido. Utilize um copo ou outro objecto limpo para ajudar a manter as paredes na vertical durante o processo de "colagem".
  3. Decore a gosto juntando corante alimentar ao glacé para obter as cores desejadas.
  4. Utilize gomas, confetis, bolachinhas, smarties, etc, para as várias texturas das casas e dos bonecos.




Divirta-se com todo o processo mesmo que isso implique ficar com as mãos, a cozinha, o avental, tudo sujo!!! Feliz Natal!



Sem comentários:

Enviar um comentário