quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Espirais de Batata Doce com Alecrim no Forno

Há tempos comi numa feira umas batatas fritas feitas assim em espiral num pau de espetada. Uns tempos depois uns amigos receberam-nos em casa para jantar e o acompanhamento era batata "frita" no forno também em espiral em pauzinhos de espetada. E estavam muito boas as batatinhas, não tão crocantes como se fossem mesmo fritas mas ainda assim crocantes por fora e mais molinhas no centro. Deliciosas as batatinhas do Pedro e da Patrícia.
Eu, porque gosto muito de batata doce, resolvi fazer semelhante mas com batata doce :) Ficaram 5 estrelas! Perfeitas para acompanhar uma simples omelete de chouriço, fiambre e queijo, a partilhar com o marido.




Ingredientes:

  • 5 batatas doces
  • Azeite q.b.
  • Alecrim em folha q.b.
  • Sal grosso q.b.
  • Alho em pó q.b.


Preparação:

  1. Pré-aqueça o forno a 180°.
  2. Descasque as batatas e espete-as num pau de espetada, de preferência de metal próprio para espetadas (os paus de madeira são mais difíceis de espetar na batata e partem-se facilmente).
  3. Corte cada batata em espiral, de uma ponta à outra. Puxe os estremos da batata com cuidado de forma a dar espaço para que a batata asse e fique estaladiça entre as tiras da espiral. Disponha os paus de espetada num tabuleiro.
  4. Regue as espetadas com azeite em toda a volta.
  5. Salpique com alecrim, sal grosso e alho em pó. Leve ao forno cerca de 20 minutos. Retire das espetadas e sirva de imediado.

Sem comentários:

Enviar um comentário