terça-feira, 19 de junho de 2012

Semifrio Tropical

Com um bocadinho de imaginação sai uma deliciosa criação :)
Este semifrio foi obra de muita vontade em participar no passatempo Chef Koala, e muita vontade também de me lambuzar e refrescar com sabores tropicais que eu tanto adoro. Começou por me levar à conquista de uma Mensão Honrosa pela equipa das gelatinas Koala, e acabou por se tornar no 1º prémio desse passatempo. Obrigada Koala!!!


E porque inicialmente a sua criação foi para a participação no referido passatempo, elaborei a receita segundo a preparação tracional (sem Bimby) para que pudesse ser utilizada por qualquer pessoa. Depois adaptei-a à Bimby, tendo já publicado essa versão no Mundo de Receitas da Bimby. Seguem então as duas versões.

Ingredientes:


3 ovos
330 g açúcar
150 g leite de côco
90 g farinha
1 c. chá fermento em pó
6 claras de ovo
200 g abacate
6 folhas de gelatina incolor
300 g iogurte natural
400 g polpa de manga
200 g ananás em rodelas (ou polpa de ananás)
água q.b. para diluir a gelatina
côco ralado q.b. para decorar


Modo de Preparação Tradicional

1ª camada - Creme de Abacate
Preparação do Bolo de Côco:

Pré-aqueça o forno a 180º. Bata os ovos com o açúcar e o leite de côco. Adicione a farinha com o fermento e envolva. Coloque na forma de silicone, que servirá de molde do semifrio, e leve ao forno durante 25 minutos. Retire e deixe arrefecer.

Preparação do Creme de Abacate:

Numa taça bata 2 claras em castelo e reserve. Noutra taça coloque o abacate, descascado e partido aos bocados, 90 g de açúcar e triture com uma varinha mágica. Numa taça pequena dilua 2 folhas de gelatina incolor com um pouco de água morna, junte ao preparado de abacate e volte a bater. Adicione 100 g de iogurte natural e envolva. Envolva as claras em castelo no preparado anterior. Desenforme o bolo de côco e divida-o em 3 camadas. Na forma já lavada, coloque metade do preparado de abacate no fundo e sobre este uma primeira camada de
2ª camada - Bolo de Côco
bolo de côco. Reserve no frigorífico a outra metade do preparado de abacate e leve a forma ao congelador enquanto prepara a camada de manga.

Preparação do Creme de Manga:

Numa taça bata 2 claras em castelo e reserve. Noutra taça coloque a polpa de manga e bata com 70 g de açúcar. Numa taça pequena dilua 2 folhas de gelatina incolor com um pouco de água morna, junte ao preparado de manga e volte a bater. Adicione 100 g de iogurte natural e envolva. Envolva as claras em castelo no preparado anterior. Retire a forma do congelador e coloque 2/3 do preparado de manga a formar uma nova camada. Cubra com outra camada do bolo de côco e leve ao congelador no mínimo 1 hora para solidificar um pouco. Bata bem o restante preparado de manga e reserve
3ª camada - Creme de Manga
numa caixa no frigorífico.

Preparação do Creme de Ananás:

Retire a forma do congelador e coloque o restante preparado de abacate reservado no frigorífico. Cubra com a última camada do bolo de côco e leve ao congelador enquanto prepara a camada de ananás. Numa taça bata as restantes 2 claras em castelo e reserve. Noutra taça coloque as rodelas de ananás partidas aos bocados e 80 g de açúcar. Triture com uma varinha mágica. Numa taça pequena dilua 2 folhas de gelatina incolor com um pouco de água morna, junte ao preparado de manga e bata. Adicione 100 g de iogurte natural e envolva. Envolva as claras em castelo no preparado anterior. Adicione este preparado à forma de silicone, completando assim as camadas. Leve ao congelador por mais 1 hora, no mínimo. Desenforme o semifrio, regue com o molho de manga reservado no frigorífico e polvilhe com côco ralado.
4ª camada - Bolo de Côco


Modo de Preparação na Bimby:

Preparação do Bolo de Côco:
  1. Pré-aqueça o forno a 180º.
  2. Coloque no copo da Bimby os ovos, o açúcar, o leite de côco e programe 45 seg./vel 6.
  3. Adicione a farinha com o fermento e envolva 20 seg./vel 2.
  4. Coloque na forma de silicone, que servirá de molde do semifrio, e leve ao forno durante 25 minutos. Retire e deixe arrefecer.

Preparação do Creme de Abacate:
  1. No copo da Bimby limpo, coloque a borboleta, 4 claras e bata-as em castelo 4 min./vel 4. Retire
      5ª camada - Creme de Abacate
    para uma taça e reserve.
  2. Sem lavar o copo da Bimby, coloque o abacate, descascado e partido aos bocados, 90 g de açúcar e programe 6 seg./vel 6.
  3. Numa taça pequena dilua 2 folhas de gelatina incolor com um pouco de água morna, adicione no copo da Bimby e bata 5 seg./vel 6.
  4. Adicione ao copo da Bimby 100 g de iogurte e programe 5 seg./vel 3.
  5. Envolva com a ajuda da espátula metade das claras batidas em castelo que reservou.
  6. Desenforme o bolo de côco e divida-o em 3 camadas.
  7. Na forma já lavada, coloque metade do preparado de abacate no fundo e sobre este uma primeira camada de bolo de côco.
  8. Reserve no frigorífico a outra metade do preparado de abacate e leve a forma ao congelador enquanto prepara o creme de manga.
Preparação do Creme de Manga:
6ª camada - Bolo de Côco
  1. Sem lavar o copo da Bimby coloque a polpa de manga, 70 g de açúcar e programe 6 seg./vel 6.
  2. Numa taça pequena dilua 2 folhas de gelatina incolor com um pouco de água morna, junte ao preparado de manga que se encontra no copo e bata 5 seg./vel 6.
  3. Adicione ao copo da Bimby 100 g de iogurte e programe 5 seg./vel 3.
  4. Envolva as claras em castelo que ainda estavam reservadas, com a ajuda da espátula.
  5. Retire a forma do congelador e coloque 2/3 do preparado de manga a formar uma nova camada.
  6. Cubra com outra camada do bolo de côco e leve ao congelador no mínimo 1 hora para solidificar um pouco.
  7. Bata o restante preparado de manga 10 seg. vel 3 e reserve numa caixa no frigorífico.
Preparação do Creme de Ananás:
    7ª camada - Creme de Ananás



    1. Retire a forma do congelador e coloque o restante preparado de abacate reservado no frigorífico.
      1. Cubra com a última camada do bolo de côco e leve ao congelador enquanto prepara o creme de ananás.
      2. No copo da Bimby limpo coloque a borboleta, as 2 últimas claras e bata-as em castelo 3 min./vel 4. Retire para uma taça e reserve.
      3. Sem lavar o copo da Bimby, coloque as rodelas de ananás partidas aos bocados, 80 g de açúcar. e programe 6 seg./vel 6.
      4. Numa taça pequena dilua 2 folhas de gelatina incolor com um pouco de água morna, junte ao preparado de ananás que se encontra no copo e bata 5 seg./vel 6.
          Desenformado e regado com
          Molho de Manga
      5. Adicione ao copo da Bimby 100 g de iogurte e programe 5 seg./vel 3.
      6. Envolva as claras em castelo reservadas, com a ajuda da espátula. Adicione este preparado à forma de silicone, completando assim as camadas. Leve ao congelador por mais 1 hora, no mínimo.
      7. Desenforme o semifrio, regue com o molho de manga reservado no frigorífico e polvilhe com côco ralado.


      Sirva bem geladinho e bom apetite!


      Sem comentários:

      Enviar um comentário