sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Sericaia

Eu perco-me com os doces regionais do nosso país. Então os doces conventuais, há com cada um!... Difícil é escolher, o ideal seria mesmo ter um pratinho com um bocadinho de cada :) Hoje trago-vos a Sericaia, tradicional do Alentejo. Uma fatia de Sericaia fica maravilhosamente bem acompanhada de uma ameixa de Elvas em calda. Delícia, delícia!
Este doce já foi feito há uns tempos mas esqueci-me de o publicar. Agora que olho para a fotografias, até já me estou a babar :D



Ingredientes:
  • 6 ovos
  • 200g açúcar
  • 70g leite
  • casca de 1 limão (cortar o mais fininha possível para que fique quase só a parte amarela)
  • 1 pau de canela
  • 90g farinha
  • 1 pitada de sal
  • canela q.b. para polvilhar
  • ameixas de Elvas em frasco para acompanhar


Preparação(Bimby):

  1. No copo da Bimby insira a borboleta, as gemas e o açúcar. Bata 5 min / vel 3.
  2. Retire a borboleta, adicione a farinha e envolva 10 seg / vel 3.
  3. Junte o leite, a casca de limão, o pau de canela e programe 12 min / 90º / vel 2,5. Deite para uma taça e espere que arrefeça.
  4. Entretanto pré-aqueça o forno a 200º.
  5. Insira de novo a borboleta no copo da Bimby lavado, deite as claras e o sal e bata 6 min / vel 3,5. (Eu prefiro bater as claras em castelo à parte com uma batedeira, até ficarem bem firmes)
  6. Envolva delicadamente as claras com o creme reservado e já arrefecido.
  7. Disponha o preparado às colheradas grandes numa tarvessa redonda de barro, começando com uma colherada no centro e depois à volta, junto ao rebordo da travessa (ajuda a formar os riscos no topo por onde vai quebrar ao cozer, dando o aspecto típico da Sericaia).
  8. Polvilhe abundantemente com canela e leve ao forno. Assim que começarem a abrir as fendas, baixe a temperatura do forno para 150º e deixe cozer cerca de 30 minutos.
  9. Sirva acompanhado de ameixas de Elvas.

Sem comentários:

Enviar um comentário