quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Esparregado de Grelos e Espinafres

Aqui fica uma sugestão para um acompanhamento para o grande almoço de Natal. Para além de ser saudável pelas verduras que contém, é delicioso! Acreditem, é mesmo bom e ainda melhor se pensarmos que vai balançar todas as outras coisas menos boas que comemos nessa refeição ;)





Ingredientes:

  • 350g grelos congelados
  • 200g folhas de espinafres frescos
  • 2 dentes de alho
  • 10g azeite
  • 1 c. café de sal
  • noz moscada q.b.
  • 120g leite
  • 15g farinha
  • 1 c. chá de vinagre


Preparação (Tradicional + Bimby):
  1. Leve os grelos e os espinafres a cozer num tacho em água a ferver durante 10 minutos. Escorra-os bem e reserve. (Se quiser usar apenas a Bimby, pode cozer na varoma com 1000g de água no copo da Bimby, os grelos e espinafres na varoma, programando 15 min / varoma / vel 1. Eu cozi-os à parte porque estava a usar a Bimby para outra coisa)
  2. Coloque no copo da Bimby o alho, o azeite e pique 3 seg / vel 8. Depois refogue 3 min / 120° / vel 1.
  3. Adicione os grelos e os espinafres reservados, o sal, a noz-moscada e cozinhe 5 min / 120° / vel 2.
  4. Adicione o leite e a farinha e triture 20 seg / vel 7. Depois cozinhe 7 min / 100° / vel 1.
  5. Junte o vinagre, envolva com a ajuda da espátula e sirva de seguida.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Bolo Rei de Chocolate

Depois do sucesso que teve o Bolo Rainha com Recheio de Avelã que fiz a semana passada, achei que valia a pena apostar agora no Bolo Rei de Chocolate, que é sempre a versão preferida da "gente pequena".
Isto porque na última reuniao de amigos antes do Natal tem de haver algo doce para nos lambusarmos :) E nada melhor do que um doce da época festiva para lhes dizer que gosto muito deles. E pró ano cá estaremos nós outra vez a partilhar estes doces momentos :*




Ingredientes:
  • 450g farinha tipo 55 + q.b. para polvilhar
  • 70g açúcar + q.b. para decorar
  • 2 tiras de casca de laranja (o mais fina possível de forma a ter só a parte laranja)
  • 130g leite
  • 70g manteiga + q.b. para untar
  • 3 gemas de ovo + 1 gema para pincelar
  • 7g fermento de padeiro seco
  • 30g sumo de laranja
  • 20g vinho do Porto
  • 1 c. café de sal
  • ??g pepitas de chocolate de leite
  • ??g pepitas de chocolate preto
  • ??g pepitas de chocolate branco (como nao tinha pepitas, usei chocolate branco em barra partido aos bocadinhos)
  • 1 c. sopa de confetis de chocolate
  • água q.b. para humedecer

Preparação (Bimby):
  1. Coloque um recipiente sobre a tampa da Bimby, pese a farinha e reserve.
  2. Coloque no copo da Bimby o açúcar, a casca de laranja e pulverize 15 seg / vel 9.
  3. Adicione o leite e a manteiga e bata 1 min / 37° / vel 4.
  4. Adicione as 3 gemas, o fermento, o sumo de laranja e o vinho do Porto e envolva 5 seg / vel 3.
  5. Programe 1 min / vel 3 e vá adicionando pelo bocal da tampa a farinha reservada.
  6. Adicione o sal e amasse 3 min / velocidade Espiga. Verifique se forma uma bola que não fica agarrada às paredes do copo. Se não for o caso, polvilhe a parede do copo com um pouco de farinha e volte a amassar uns segundos na mesma velocidade. Deixe levedar a massa dentro do copo cerca de 2 horas ou até dobrar de volume.
  7. Pressione a massa com a ajuda da espátula, para que o volume baixe e amasse 1 min / velocidade Espiga.
  8. Coloque um recipiente sobre a tampa da Bimby e pese as pepitas de chocolate de leite, preto e branco. Reserve.
  9. Programe a Bimby para amassar 30 seg / velocidade Espiga e vá adicionando através do bocal da tampa a mistura dos chocolates reservados, deixando apenas algumas para a decoração exterior.
  10. Retire a massa do copo, forme uma coroa e coloque num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal.
  11. Pincele a massa com 1 gema de ovo batida, decore com os confetis de chocolate e as restantes pepitas de chocolate.
  12. Forme pequenos montes de açúcar humidificado com um pouco de água e deixe a levedar cerca de 30 a 40 minutos.
  13. Pré-aqueça o forno a 180ºC e depois leve o bolo a cozer cerca de 40 minutos. Retire e deixe arrefecer sobre uma rede ou sirva ainda morno.

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Crepes de Peixe

Cá em casa tentamos comer paixe com alguma regularidade e os filhos até gostam bem de peixe. Mas há que variar para não ser só peixe cozido ou grelhado, de forma a manter o entusiasmo em comer peixinho bom, fresco e variado.
Os crepes são muito versáteis porque tanto dão para doces como salgados. E dentro dos salgados podemos dar asas à nossa imaginação. Desta vez foram com peixe :)



Ingredientes para os Crepes:
  • 5g aneto
  • 10g salsa
  • 120g manteiga, mais q.b. p/ untar
  • 1000g leite
  • 1 c. café de sal
  • 3 ovos
  • 300g farinha tipo 65

Preparação dos Crepes (Bimby):
  1. Coloque o aneto e a salsa no copo da Bimby e pique 3 seg / vel 7.
  2. Adicione a manteiga e aqueça 2 min / 90° / vel 1.
  3. Adicione o leite, o sal, os ovos e a farinha e misture 10 seg / vel 5.
  4. Unte uma frigideira antiaderente  com manteiga e aqueça em lume médio. Coloque uma pequena porção da massa na frigideira e rode de modo a que cubra o fundo com uma camada fina. Deixe cozinhar cerca de 2-3 minutos até que comece a borbulhar ou que a borda do crepe comece a ficar dourada. Vire o crepe e deixe cozinhar mais 1 minuto. Retire para um prato.
  5. Repita até esgotar toda a massa para os crepes (a mim deu-me para cerca de 18 crepes).


Ingredientes para o Recheio:
  • 15g salsa
  • 500g água
  • 700g peixe variado s/ pele e s/ espinhas
  • 2 c. café de sal + sal q.b.
  • 50g cebolinho
  • 110g chalota
  • 2 dentes de alho
  • 30g azeite
  • 300g leite
  • 80g farinha
  • noz-moscada q.b.
  • pimenta q.b.
  • 1 c. chá de mostarda
  • raspa de meio limão
  • 20g sumo de limão (mais ou menos sumo de meio limão)

Preparação do Recheio (Bimby):
  1. No copo da Bimby limpo coloque a salsa e pique 2 seg / vel 7. Retire e reserve. (Se tiver o queijo emental para a finalização dos crepes em bloco, pode aproveitar para o ralar nesta altura, tal como eu fiz, 5 ou 7 seg / vel 9)
  2. Coloque no copo a água, o cesto com o peixe, a salsa, as 2 colheres de café de sal, o cebolinho cortado as rodelas e coza 20 min / 100° / vel 1. Retire e reserve o peixe e o caldo.
  3. Coloque no copo a chalota, o alho, o azeite e pique 5 seg / vel 5. Refogue 5 min / 120° / vel 1.
  4. Adicione 300g do caldo reservado, o leite, a farinha, uma pitada de noz-moscada, uma pitada de pimenta, sal a gosto, a mostarda e cozinhe 6 min /90° / vel 4.
  5. Adicione a raspa e o sumo de limão, o peixe reservado e misture 6 seg / vel 3. Retire o peixe e deixe arrefecer.

Ingredientes para terminar no forno:
  • manteiga q.b.
  • 250g natas q.b.
  • 90g queijo emmental ralado (eu ralei previamente com o copo da Bimby limpo)


Rechear e levar ao forno:
  1. Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga um pirex.
  2. Coloque 2 colheres de sopa do recheio no centro de cada crepe e dobre em envelope. Distribua no tabuleiro.
  3. Regue com as natas e polvilhe com o queijo ralado. Leve ao forno a cerca de 35 minutos.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Iogurtes de Cappuccino

Não há nada como iogurtes caseiros. Adoro fazê-los e comê-los :D
Desta vez foi a pensar nos filhotes. Eram para ser de chocolate mas acabaram por por ser de cappuccino porque me lembrei que tinha este chocolate. Ficaram deliciosos! E afinal nao foram só os filhos a devorá-los ;)







Ingredientes:
  • 1000g leite
  • 200g chocolate cappuccino Pantagruel
  • 30g leite em pó
  • 120 g iogurte natural


Preparação:
  1. Coloque o leite no copo da Bimby e aqueça 4 min / 80° / vel 1.
  2. Adicione o chocolate partido aos bocados, aguarde 1 minuto até que amoleça e misture 10 seg / vel 3.
  3. Adicione o leite em pó, o iogurte e envolva 5 seg / vel 5 e depois aqueça 5 min / 50° / vel 2.
  4. Distribua pelos copinhos de iogurte e leve a fermentar numa iogurteira entre 10 a 12 horas.
  5. Feche os frascos dos iogurtes e leve ao frigorífico pelo menos 3 horas antes de consumir.


domingo, 15 de dezembro de 2019

Bolo Rainha com Recheio de Avelã

O espírito do Natal anda no ar e os amigos encontram-se para matar saudades, desejar felicidades a todos, trocar prendas ou apenas encher os corações de amor. Eu achei que podia mimar alguns amigos com quem nos encontrámos com uma fatia deste Bolo Rainha.
Fiz a massa na véspera à noite, para deixar a levedar durande a noite, e de manhã toca de o pôr a cozer, para que fosse o mais fresco e fofinho possível. Se estava bom? Parace que sim porque ele desapareceu e houve quem comesse mais do que uma fatia ;)
Eu aconselho vivamente a experimentarem esta receita. Fica divinal, o recheio de avelã torna-o especial, um pouco mais húmido, delicioso!




Ingredientes para Recheio:
  • 5g farinha Maizena
  • 3 gemas de ovo
  • 100g avelã torrada
  • 50g açúcar
  • 50g água

Preparação do Recheio:
  1. Coloque uma tacinha sobre a tampa da Bimby e pese a farinha Maizena.
  2. Junte as gemas à farinha maizena e mexa bem com um garfo.
  3. Coloque no copo da Bimby a avelã e rale 5 seg / vel 7. Retire e reserve.
  4. Coloque o açúcar e a água no copo da Bimby e aqueça 10 min / 120° / vel 1.
  5. Adicione a avelã reservada e envolva com a ajuda da espátula.
  6. De seguida programe 5 min / 100°/ inversa /vel 2 e vá adicionando aos poucos, através do bocal da tampa, as gemas com a farinha maizena. Retire e reserve.

Ingredientes para a Massa:
  • 70g açúcar + q.b. para decoração
  • casca de meia laranja (o mais fina possível de forma a ter só a parte laranja)
  • casca de meio limão (o mais fina possível de forma a ter só a parte amarela)
  • 130g leite
  • 70g manteiga
  • 7g fermento de padeiro seco
  • 3 gemas de ovo + 1 gema para pincelar
  • 20g sumo de laranja
  • 40g vinho do Porto
  • 1 c. café de sal
  • 430g farinha tipo 65 + q.b. para polvilhar
  • 50g amêndoa com pele + 5 amêndoas
  • 50g noz + 5 metades de noz
  • 50g avelã torrada + 5 avelãs
  • 50g miolo de pinhão
  • água q.b. para humedecer

Preparação da Massa:
  1. Coloque no copo da Bimby limpo o açúcar e as cascas de laranja e limão e pulverize 15 seg / vel 10.
  2. Adicione o leite, a manteiga e o fermento e aqueça 2 min / 37° / vel 2.
  3. Adicione 3 gemas, o sumo de laranja, o vinho do Porto e misture 5 seg / vel 5.
  4. Adicione o sal e a farinha e amasse 3 min / velocidade Espiga. Deixe levedar a massa dentro do copo cerca de 2 horas ou até dobrar de volume (eu deixei durante a noite).
  5. Pressione a massa com a ajuda da espátula, para que o volume baixe e amasse 1 min / velocidade Espiga.
  6. Coloque um recipiente sobre a tampa da Bimby e pese a amêndoa, a noz, a avelã e o pinhão. Reserve.
  7. De seguida programe para amassar 1 min / velocidade Espiga e vá adicionando pelo bocal da tampa os frutos secos reservados.
  8. Retire a massa para uma superfície polvilhada com farinha e estenda com a ajuda de um rolo em forma de retângulo.
  9. Distribua o recheio pela superfície de massa e enrole tipo torta.
  10. Una as extremidades para obter uma coroa e coloque-a num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal.
  11. Pincele a massa com 1 gema de ovo batida, dê alguns golpes sobre a superfície e decore com pequenos montes de açúcar humidificado com um pouco de água.
  12. Deixe a massa levedar cerca de 30 a 40 minutos.
  13. Pré-aqueça o forno a 180ºC e depois leve o bolo a cozer cerca de 40 minutos. Retire e deixe arrefecer sobre uma rede.

sábado, 14 de dezembro de 2019

Bacalhau Gratinado com Batata, Cebola e Maionese

Tantos pratos diferentes que se conseguem fazer com bacalhau e todos eles deliciosos. Este, com o pormenor da maionese mas sem exagerar na sua quantidade, ficou mesmo bom, de comer e chorar por mais :D
Basta alterar qualquer coisa numa receita já conhecida, adicionar um ingrediente, apresentá-lo de outra maneira ou cozinhá-lo ligeiramente diferente e assim se descobrem pratos novos, sabores maravilhosos.






Ingredientes:
  • 1Kg batata nova
  • 1 cebola grande ou 2 médias
  • 2 dentes de alho
  • 60g azeite
  • 6 postas de bacalhau demolhadas e desfiadas
  • 2 folhas de louro
  • pimenta q.b.
  • maionese q.b. (eu usei cerca de 150g)
  • 150g queijo mozzarella ralado

Preparação (Tradicional):
  1. Leve as batatas a cozer já descascadas ou com casca mas depois de cozidas terá de as descascar.
  2. Corte a cebola às rodelas para uma frigideira.
  3. Junte os alhos picados na frigideira, o azeite e leve a alourar creca de 2 minutos.
  4. Adicione o bacalhau desfiado, o louro, a pimenta e leve a cozinhar em lume médio durante 7 minutos, mexendo de vez em quando para não agarrar ao fundo.
  5. Pré-aqueça o forno a 180° e unte um tabuleiro de pirex com azeite.
  6. Corte as batatas cozidas às rodelas e distribua pelo tabuleiro metade das batatas.
  7. Deite por cima o bacalhau em cebolada e por cima outra camada de batatas cozidas às rodelas.
  8. Cubra as batatas com maionese e distribua por cima o queijo mozzarella.
  9. Leve ao forno a gratinar cerca de 20 minutos. Sirva de imediato.


sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Mini-Hambúrgueres em Pão de Beterraba e Batata Doce

Já estava decidida a fazer uns pãezinhos diferentes. Faltava depois decidir como os servir ao pessoal cá de casa. Com carne picada no frigorífico à espera de ser cozinhada, foi a solução ideal, uns belos hambúrgueres que os filhos nunca dizem que não.
Estes mini-hambúrgueres tiveram grande sucesso, eles adoraram! Foi vê-los comer como se não houvesse amanhã ;) Até o pão, que eu tinha algum receio, pela beterraba e a batata doce dos quais eles não são grandes fãs, até isso eles elogiaram.




Ingredientes para os Pães:
  • 250g batata doce cozida
  • 200g beterraba cozida
  • 180g água
  • 7g fermento de padeiro em pó
  • 600g farinha tipo 65
  • 1 c. chá de sal

Preparação dos Pães (Bimby):
  1. Coloque no copo a batata doce cozida, a beterraba cozida e a água e triture 15 seg / vel 7.
  2. Junte o fermento de padeiro, a farinha, o sal e amasse 2 min / espiga.
  3. Retire para uma taça, tape com película anti-aderente ou um pano limpo e deixe levedar pelo menos 1 hora ou até duplicar o volume.
  4. Forme bolinhas achatadas (deu-me para 16 bolinhas pequenas), coloque num tabuleiro forrado com papel de forno e deixe repousar cerca de 30 minutos. Entretanto pré-aqueça o forno a 180°.
  5. Leve ao forno pré-aquecido durante 15 minutos.

Ingredientes para os Hambúrgueres:
  • 50g queijo parmesão
  • 100g cebola
  • 2 dentes de alho
  • 1Kg carne picada
  • 2 c. chá de sal grosso
  • pimenta q.b.
  • 1 ovo
  • 1 c. chá de mistura de coentros e alho especiarias Espiga
  • azeite q.b.
  • 1 cálice de vinho do Porto

Preparação dos Hambúrgueres (Bimby):
  1. Coloque no copo da Bimby limpo o queijo e rale 10 seg / vel 9. Retire e reserve.
  2. Coloque no copo da Bimby a cebola, os dentes de alho e pique 7 seg / vel 7. Junte ao queijo ralado e reserve.
  3. Misture o queijo ralado, cebola e alhos reservados com o sal, uma pitada de pimenta, o ovo e a mistura de especiaria Espiga.
  4. Coloque no copo da Bimby a carne picada e a mistura anterior e misture 30 seg / vel 4.
  5. Forme 16 bolinhas e achate-as para formar os hambúrgueres.
  6. Leve um bocadinho de azeite a aquecer numa frigideira e frite os hambúrgueres.
  7. Depois de todos os hambúrgueres cozinhados, deite o vinho do Porto na frigideira e leve ao lume até começar a ferver, mexendo com uma colher de pau. Deite por cima dos hamúrgueres e sirva de imediato com os pãezinhos de Beterraba e Batata Doce a companhar de salada (e batatas fritas, se desejar).