segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Frango de Fricassé

Porque não é só bolos que se faz por aqui e porque numa das festas com um dos meus bolos uma amiga, a Ana, falou no frango de fricassé. Eis que me chamou a atenção porque era um prato que eu já não comia há algum tempo, já mesmo há uns anos.
Então toca de aproveitar a dica para variar os pratos cá em casa e porque os filhos gostam muito de frango. Saiu este prato que é algo de espetacular, de tão simples e saborosos que é. Obrigada Ana pela dica:) Por vezes é mesmo só isso que precisamos, de ideias vindas de outras pessoas, porque pessoas diferentes, em casas diferentes, estão habituados a cozinhar pratos diferentes, e a troca de experiencias, ideias e dicas fazem enriquecer o nosso dia-a-dia.



Ingredientes:

  • 1 frango
  • 2 cebolas
  • 2 dentes de alho
  • 1 fio de azeite
  • 1 folha de louro
  • 1 colher de chá de sal grosso
  • pimenta q.b.
  • sumo de 1 limão
  • 3 gemas


Preparação:

  1. Corte o frango em pedaços e reserve.
  2. Pique as cebolas e o alho para um tacho.
  3. Junte o azeite e o louro e leve a lume forte, mexendo de vez em quando, até que a cebola aloure um pouco e fique transparente.
  4. Adicione o frango reservado, o sal e a pimenta. Envolva, tape e deixe cozinhar em lume brando, pelo menos 30 minutos, mexendo de vez em quando com a colher de pau.
  5. Numa tigela à parte, junte o sumo de limão às gemas, e mexa com um garfo.
  6. Adicione esta mistura ao tacho com o frango, envolva e deixe cozinhar um pouco apenas até começar a ferver. Retire do lume e sirva de imediato, se desejar polvilhe com salsa picada.

Bolo de Iogurte e Chocolate para 3 M&Ms doidos por Wakeboard

3 amigos, 3 amantes de chocolate e 3 maluquinhos por Wakeboard :D Quem são eles? Os meus filhos, Rafael e Catarina, e a amiga Mafalda. Os 3 fizeram 12 aninhos já há algum tempo mas ainda não tinham tido a hipótese de festejar com o nosso grupo de amigos e ainda não tinham tido um bolinho para soprar as velas.
A amiga Mafalda tinha feito em Setembro mas os meus filhos até já tinham feito anos em Agosto mas andavam sempre a reclamar que a mãe fazia bolos para os amigos e para eles não houve nada :( Pois, o problema é que o aniversário deles calha nas férias de verão e andamos no passeio ou na praia, o que torna difícil a execução do bolo. E depois também porque fazer um bolo só para nós e os avós... mais vale ter o trabalho para um grupo maiorzinho :)
Eles nção se importaram de vir um bocadinho atrasado, os 3 adoraram o bolo e divertiram-se imenso a destruir os M&Ms. E isso sim, valeu a pena ver a alegria dos 3 :)



Ingredientes para o Bolo:
  • 5 ovos
  • 140g iogurte grego natural
  • 120g óleo
  • 350g açúcar
  • 170g farinha
  • 1 c. sopa de fermento para bolos
  • 150g pepitas de chocolate


Preparação do Bolo (Bimby):
  1. Pré-aqueça o forno a 180º. Unte e polvilhe 3 formas redondas não muito largas e reserve.
  2. Junte todos os ingredientes no copo da Bimby, excepto a farinha e o fermento. Programe 4 min / 37º / vel 3.
  3. Junte a farinha e o fermento e programe 10 seg / vel 4.
  4. Adicione as pepitas de chocolate e envolva com a espátula.
  5. Disribua o preparado pelas 3 formas e leve ao forno cerca de 15 minutos.
  6. Retire e deixe arrefecer.


Ingredientes para o Recheio de Chocolate:
  • 1 lata de leite condensado
  • 40g chocolate em pó
  • 10g cacau em pó
  • 20g manteiga


Preparação do Recheio de Chocolate (Bimby):
  1. Coloque todos os ingredientes no copo da Bimby e programe 28 min / 100º / vel 4. Retire para um recipiente, deixe arrefecer e leve ao frigorífico até ao momento de rechear o bolo.


Ingredientes para a Cobertura e Decoração:
  • 1 lata de leite condensado cozido
  • 200g chocolate em barra para culinária
  • pastas de açúcar (amarela, vermelha, verde, branca, preta)
  • 2 quadradinhos de chocolate de leite
  • M&Ms q.b. (eu usei os normais de chocolate, os de amendoim e os crocantes)


Preparação da Cobertura e Decoração:
  1. Leve o leite condensado cozido e o chocolate partido aos quadrados num tachinho a aquecer. Em lume brando continue a mexer até que o chocolate derreta por completo e obtenha um creme homogéneo. Retire para um recipiente, deixe arrefecer e leve ao frigorífico até ao momento de rechear o bolo.
  2. Disponha um bolo no prato de servir e espalhe por cima metade do recheio de chocolate.
  3. Coloque outro bolo por cima e espalhe o restante recheio de chocolate.
  4. Coloque o último bolo por cima e cubra todo o bolo com o creme da cobertura.
  5. Estenda a pasta de açúcar amarela e aplique sobre o bolo.
  6. Corte uma tira da pasta de açúcar a meio da altura e retire com cuidado.
  7. Leve os quadradinhos de chocolate a derreter no microondas de 30 em 30 segundos, verificando com uma colher quando e que está derretido.
  8. Aplique os M&Ms na tira a meio do bolo, molhando-os um pouco no chocolate derretido para colarem ao creme.
  9. Decore o bolo a gosto com os bonecos em forma de M&Ms. com as restantes pastas de açúcar.







sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Bolo de Amêndoa com Doce de Ovos e Cobertura Folhada

Já não é a primeira vez que faço um bolo com esta massa e este recheio, e se o continuo a fazer é porque fica mesmo uma delícia, ideal para os gulosos por doce de ovos como eu ;)
A pedido da minha amiga Sara lá saiu um bolo com doce de ovos. Parece que há mais gulosos :D E já que íamos a casa da Sara festejar o aniversário dela, uma vez que eu e a Márcia também tínhamos feito anos recentemente, aproveitei para decorar o bolo com algo em comum às 3 para se cantar os Parabéns a todas de uma vez.
A massa folhada foi para ser diferente, dar-lhe um toque pessoal e ainda para se sentir o crocante ao comer uma fatia de bolo. Os fios de ovos são um mimo que complementa muito bem o doce de ovos.
A decoração, essa foi relacionada com o tema "Chá" já que a Sara é a maior comsumidora de chá que eu conheço :D e eu também gosto muito de chá. Espero que a Márcia também :) Ora assim sendo sairam 3 chávenas de chá, 3 colheres de chocolate e 3 bolachas em forma de saquinhos de chá.




Ingredientes para o Bolo:
  • 500g açúcar
  • 250g batata cozida, escorrida e passada pelo passevite
  • 6 gemas + 2 ovos inteiros
  • 250g amêndoa sem pele em pó
  • 90g farinha



Preparação do Bolo (Tradicional):
  1. Pré-aquecer o forno a 180º.
  2. Separar as gemas das claras.
  3. Bater todas as gemas com o açúcar.
  4. Juntar a batata e continuar a bater com a batedeira.
  5. Juntar a amêndoa e bater.
  6. Bater as claras em castelo.
  7. Com uma colher de pau, envolver na massa alternadamente a farinha e as claras.
  8. Deitar o preparado numa forma previamente untada e polvilhada (eu usei uma forma redonda normal sem buraco, porque nao tinha forma de bola para a barriga, e duas formas redondas pequenas).
  9. Levar ao forno a cozer cerca de 45 minutos. Retirar, desenformar e deixar arrefecer.


Doce de Ovos com 12 Ovos - receita aqui.


Fios de Ovos com 10 Ovos- receita aqui.


Finalização e Decoração:
  1. Prepare as decorações antecipadamente, eu derreti chocolate para fazer as chávenas e as colheres e fiz bolachinhas em forma de saquinhos de chá.
  2. Corte um círculo de massa folhada, desenhe uns riscos a cruzarem-se em cima e leve ao forno pré-aquecido a 180º por 15 minutos. Retire e deixe arrefecer.
  3. Abra o bolo, recheie com parte do doce de ovos.
  4. Cubra o bolo com o restante doce de ovos e aplique a placa redonda de massa folhada por cima. Polvilhe por cima com açúcar em pó.
  5. Aplique as decorações e os fios de ovos no bolo.
  6. Decore as laterais do bolo com amêndoa picada ou laminada, um pouco tostada previamente no forno.




Bolo de Limão para o Primeiro Aniversário da Alice

A pequena e linda Alice já tem 1 ano!!! É verdade, como o tempo passa a correr. A mãe babada não queria deixar passar a data sem a celebrar e resolveu dar apenas um lanchinho para 3 ou 4 casais amigos. Mas na mesma semana também a mãe da Alice fez anos, logo foi um dois em um, um bolinho para mãe e filha :)
Porquê o limão? Porque me deixaram ao meu critério e então para variar e não ser sempre bolos com chocolate achei que limão era uma boa opção.
Ora se se lembram do bolo anterior que publiquei, foi para sábado de um fim de semana muito preenchido. Pois bem, este bolinho foi para domingo do mesmo fim de semana, feito e decorado na manhã desse mesmo dia. Estava tão bom e tão fresquinho!






Ingredientes para o Bolo:
  • 200g açúcar
  • 5 ovos
  • 120g óleo
  • 140g iogurte natural grego
  • 1 limão
  • 3 colheres de sopa de sementes de papoila
  • 250g farinha
  • 1 colher de sopa de fermento em pó para bolos

Preparação do Bolo (Bimby):
  1. Pré-aqueça o forno a 180º.
  2. Unte uma forma com margarina e polvilhe com farinha.
  3. Coloque no copo da Bimby a borboleta, o açúcar e os ovos. Programe 3 min / 37º / vel 4.
  4. Junte o óleo, o iogurte, a raspa e sumo do limão, as sementes de papoila, a farinha e o fermento.  Programe 15 seg / vel 3.
  5. Deite na forma e leve ao forno a cozer ao forno cerca de 35 minutos ou faça o teste do palito (que deverá sair limpo).


Recheio Lemon Curd - receita aqui






Finalização e Decoração:
  1. Abra o bolo ao meio e recheie com parte do lemon curd.
  2. Cubra o bolo com o restante creme.
  3. Derreta botões de chocolate da cor desejada, no meu caso usei 140g de botões vermelhos, aplique numa tira de papel anti-aderente e depois em torno do bolo.
  4. Distribua pelo topo do bolo morangos e framboesas lavados, eu usei 125g de framboesas e 400g de morangos.
  5. Termine com outras decorações a gosto, eu usei pasta de açúcar para os elefantes mãe e filha e fiz um coração em chocolate para dar a ideia de que estavam a segurar um balão.