terça-feira, 25 de junho de 2019

Bolinhas de Batata e Espinafres

Há coisas que nos depertam a atenção assim que as vemos. Foi o caso desta receita assim que a vi na revista Momentos de Partilha de Dezembro de 2018, mas andava a adiar até que chegou o dia. E digo-vos que já devia ter feito antes, esta receita é mesmo mesmo boa. Que batatinhas deliciosas com os espinafres e o queijo!!! Adorei! A repetir sem dúvida!
As batatinhas serviram de acompanhamento para umas asinhas e pernas de frango com molho barbecue, mas de tão saborosas que elas são podiam perfeitamente servir de aperitivo, algo para picar numa festa ou num lanche.
  




Ingredientes:


  • 900g batata para fritar
  • 1000g água
  • 2 colheres de café de sal grosso
  • 60g queijo parmesão
  • 20g queijo emental (a receita da revista vem com 80g de queijo parmesão mas como tinha um resto de queijo emental decidi utilizá-lo)
  • 35g azeite
  • 100g cebola
  • 2 dentes de alho
  • 200g espinafres
  • pimenta q.b.
  • noz moscada q.b.
  • 1 ovo



Preparação (Bimby):

  1. Pré-aqueça o forno a 180º.
  2. Descasque as batatas, corte-as em 4 e leve-as a cozer com a água a ferver e 1 colher de café de sal num tacho a lume forte (também podem ser cozidas na Bimby, entre os passos 5 e 6, com a água e sal no copo, as batatas no cesto a cozer 30 min / 100º / vel 2, eu preferi colocá-las a cozer no fogão para ser mais rápido ao aproveitar o tempo e ir avançando com o resto no copo da Bimby). Quando estiverem cozidas escorra-as. Entretanto comece a preparar o resto no copo da Bimby.
  3. Coloque no copo da Bimby o queijo parmesão e o queijo emental e rale 7 seg / vel 10. Retire e reserve.
  4. Coloque agora no copo o azeite, a cebola e o alho e pique 5 seg / vel 5, depois refogue 5 min / varoma / vel 1.
  5. Adicione no copo os espinafres, 1 colher de café de sal, uma pitada de pimenta e de noz moscada e programe 5 min / varoma / vel 1.
  6. Insira a borboleta, as batatas já cozidas e escorridas, os queijos ralados, o ovo e envolva 25 seg / vel 3. Retire e deixe arrefecer um pouco.
  7. Forre dois tabuleiros com papel anti-aderente de forno. 
  8. Forme bolas com a mistura de batata (cerca de 35 bolas) e distribua pelos tabuleiros. Pressione-as um pouco com um garfo e leve ao forno entre 15 a 20 minutos.


segunda-feira, 24 de junho de 2019

Pão de Centeio e Aveia

Há dias que apetece sentir o cheiro de pão acabadinho de sair do forno, que apetece um pão diferente, que apetece ficar em casa e não ter de sair para comprar pão. Sábado passado foi um desses dias, não me apetecia sair de casa, até porque tinha muito que fazer em casa, mas estava a ficar sem pão e a filha ia ter jogos e a tarde tinha de ter pão para o lanche. Lembrei-me de um pão que tinha visto há uns dias atras ao esfolhear umas revistas do ano passado. Fui a procura dele e encontrei na revista de Abril de 2018. Depois eis que saiu este belo pãozinho, que eu gostei bastante, fica mesmo saboroso, diferente do pão branco ou integral.
O meu ficou um pouco mais escuro porque eu usei uma maior quantidade do que a indicada na receita original e porque o mel que utilizei é da terra do meu pai (Trás-os-Montes) que é bastante escuro e de sabor forte. Que bom pãozinho!






Ingredientes:

  • 50g flocos de aviea + q.b. para polvilhar
  • 120g farinha de trigo tipo 65
  • 100g farinha de centeio
  • 1 colher de chá de sal grosso
  • 200g água
  • 10g mel (na receita original sao apenas 10g, eu usei 80g)
  • 20g fermento de padeiro fresco (eu usei 7g fermento de padeiro em pó)
  • azeite para untar


Preparação (Bimby):

  1. Coloque no copo da Bimby os 35g de aveia e pulverize 15 seg / vel 10.
  2. Adicione a farinha de trigo, a farinha de centeio e o sal e programe 5 seg / vel 7. Retire e reserve.
  3. Coloque no copo a água, o mel, o fermento e aqueça 1 min / 37 / vel 1.
  4. Adicione as farinhas reservadas e amasse 1 min / espiga. Retire e deixe levedar pelo mensos 1 hora até que dobre de volume.
  5. Unte uma forma redonda com azeite e com a massa forme uma bola e coloque na forma. Deixe respousar durante 20 minutos.
  6. Pré-aqueça o forno a 180º.
  7. Leve o pão a cozer no formo durante 30 minutos, colocando dentro do forno um recipiente com água para dar humidade ao pão de forma a ficar mais fofo.


domingo, 23 de junho de 2019

Salada de Polvo

Verão não é só época de gelados. É óptimo para nos reunirmos com um grupo de amigos e passar uma tarde a picar umas saladinhas e petiscos frios, marisco, caracóis e claro sem faltar uma boa "jolas", preta ou branca, imperial ou de garrafa, o que se quer é que seja bem fresquinha.
E a salada de polvo, ai que maravilha, desapareceu num instante. E o que vale é que o marido não gosta de polvo, sempre é menos um a comer ;)




Ingredientes:
  • 1 polvo grande (ou 2 médios)
  • 50ml água a ferver
  • 2 cebolas
  • 6 pés de coentros
  • 1 colher de café de pimentão doce em pó
  • sal q.b.
  • azeite q.b.
  • vinagre balsâmico q.b.


Preparação:
  1. Leve o polvo a cozer com uma cebola descascada e a água numa panela de pressão. Assim que atingir a pressão máxima baixe para o mínimo e deixe cozer durante 15 minutos. Desligue e espere q a panela perca toda a pressão antes de a abrir. Deixe o polvo arrefecer.
  2. Corte o polvo aos bocadinhos para uma taca e tempere com uma cebola e os coentros picados, o pimentão doce, uma pitada de sal, azeite e vinagre a gosto. Misture bem e leve ao frigorífico 1 hora a refrescar antes de servir.





sábado, 22 de junho de 2019

Bochechas de Porco na Brasa

Cá em casa a comida mais comum do verão são os grelhados. Primeiro porque o tempo permite que se esteja na rua sem apanhar frio e chuva, depois porque o frio e a chuva não apagam as brasas, também porque é algo que se acompanha bem só com salada já que no verão se come mais salada e se faz pratos mais leves, depois porque mesmo que arrefeça até ir para a mesa não é grave porque não há tanta necessidade de comida quente quase a queimar a língua e porque enquanto se faz os grelhados lá se vai trincando para ver se está bom de tempero ou se já está bem grelhado.


Ingredientes:


  • 1,5Kg bochechas de porco preto
  • 10 dentes de alho
  • sal q.b.
  • carvão e acendalhas para fazer as brasas
Preparação:


  1. Abra as bochechas ao meio, de modo a não ficarem muito grossas, para grelharem melhor.
  2. Tempere-as com os alhos picados e sal a gosto.
  3. Prepare as brasas com o carvão e as acendalhas, quando o carvão estiver incandescente mas sem fazer chama está pronto para se começar o churrasco.
  4. Deixe grelhar de um dos lados e depois vire, tendo em atenção de que a carne de porco nunca deve ficar em sangue, deve ficar bem cozinhada por dentro.



quinta-feira, 20 de junho de 2019

Bolo de Chocolate Hello Kitty com Base de Salame de Chocolate

Há mais ou menos 1 ano atrás estávamos nós a comemorar o primeiro aniversário da Mariana com um bolinho meu :) Este ano a festa repetiu-se e devo dizer que adorei fazer este bolinho, nao só por ser para quem foi mas também porque foi o meu primeiro bolo do tema "Hello Kitty" que eu adoro!
Tal como a Hello Kitty que é uma boneca muito mimosa, muito fofinha, uma gatinha linda, também a nossa Mariana o é. Há coisa mais boa do que ouvir uma bonequinha de 2 anos a tentar dizer tudo o que ouve? E já a tentar construir frases! Esta bonequinha linda faz parte de nós, é filha de uns amigos que são como família para nós e por isso é como se fosse uma sobrinha.
Quanto ao interior, bolo de chocolate com recheio de chocolate numa base de salame de chocolate. Gostei muito do resultado do bolo, espero que eles também :)



Ingredientes para o Bolo:
  • 250g açúcar
  • 150g óleo
  • 150g leite
  • 4 ovos
  • 125g de chocolate em pó (eu usei Nesquick)
  • 200g farinha
  • 1 colher de chá de fermento para bolos

Preparação do Bolo:
  1. Pré-aqueça o forno a 180º. Unte e polvilhe uma forma redonda.
  2. Junte todos os ingredientes no copo da Bimby, excepto a farinha e fermento, e programe 3 mins / 37º / vel 3.
  3. Junte a farinha e o fermento e programe 10 segs / vel 4.
  4. Leve ao forno cerca de 40 mins, tapando a meio do tempo com uma folha de papel de alumínio para que o bolo não queime por cima.

Ingredientes para o Salame de Chocolate:
  • 200g chocolate de culinária
  • 100g natas
  • 80g xarope de agave
  • 50g manteiga
  • 50g chocolate em pó (eu usei Nesquick)
  • 120g bolacha Maria
  • 120g bolacha Digestiva

Preparação do Salame de Chocolate:
  1. Deite num tacho o chocolate de culinaria partido aos bocados, as natas, o xarope de agave, a manteiga e leve a lume brando. Mexa sempre até que o chocolate derreta por completo e fique uma mistura homogénea. Retire do lume.
  2. Junte o chocolate em pó e mexa bem até que fique tudo por igual.
  3. Parta as bolachas com as mãos para dentro do tacho e envolva.
  4. Deite numa forma de fundo amovível forrada com papel vegetal e leve ao congelador até ao momento de decorar o bolo.


Ingredientes para o Recheio de Chocolate:
  • 100g chocolate de culinária
  • 200g leite condensado
  • 50g leite

Preparação do Recheio de Chocolate:
  1. Misture todos os ingredientes dentro de um tacho e leve a lume brando, mexendo sempre ate que o chocolate derreta e se torne num creme homogéneo. Retire do lume e deixe arrefecer um pouco.
  2. Abra o bolo ao meio, recheie com este creme e cubra com a outra metade de bolo.
  3. Desenforme o salame de chocolate para o bolo onde irá servir o bolo final já decorado.

Ingredientes para a Cobertura de Chocolate:
  • 100g chocolate de culinária
  • 200g leite condensado

Preparação da Cobertura de Chocolate:
  1. Leve o chocolate e o leite condensado num tacho a lume brando sempre a mexer, até que fique um creme homogéneo.

Ingredientes para a Decoração:
  • confetis q.b. em tons de rosa
  • pastas de açúcar das cores desejadas (roxo, rosa, branco, preto, amarelo)
  • cola comestível para bolos

Decoração:
  1. Cubra o salame de chocolate com uma parte do último creme de chocolate e aplique de imediato os confetis em tons de rosa para que adiram bem ao bolo.
  2. Cubra também o bolo de chocolate com o restante creme de chocolate.
  3. Estenda a pasta de açúcar roxa e aplique por cima do bolo.
  4. Coloque o bolo por cima do salame e aplique um rolinho e uma flor a tapar a junção dos dois.
  5. Decore a gosto com as restantes pastas de açúcar, usando imagens impressas das kittys de forma a fazer de molde. Nota: para fazer o balao, tem de se formar o balao uns 2 dias antes com pasta de açúcar  com um bocadinho de tylo para ajudar a secar mais depressa e aplicá-lo a um arame, que será tambem coberto com pasta de açúcar com tylo. A ponta do arame deve ser protegida com papel de forno na altura correspondente ao que será espetado no bolo, para que o arame não fique em contacto com o bolo.