quinta-feira, 25 de junho de 2020

Rolinhos de Salmão em Papel de Arroz

Há dias que é preciso limpar o organismo dos excessos, comer algo mais leve, mais saudável e de preferência que nos saiba bem ;)
A ideia veio de uns rolinhos que já comi num restaurante tailandês e o facto de ter uns lombos de salmão ali perdidos no congelador fizeram-se lembrar que podia fazer algo assim.
Estes rolinhos com papel de arroz podem-se fazer com os mais vaiados ingredientes para o seu recheio. Com peixe, carne ou apenas vegetais, resultam numa entrada ou prato principal muito agradável.




Ingredientes:
  • 2 ou 3 lombos de salmão
  • 4 ovos
  • sal q.b.
  • água q.b.
  • algas desidratadas q.b. (compradas no ALDI)
  • alface iceberg q.b. (ou outra alface)
  • 3 ou 4 colheres de sobremesa de iogurte grego
  • 1 colher de sobremesa de alho em pó
  • 1 colher de sobremesa de mistura de orégãos e tomate seco (especiaria Espiga)
  • 16 folhas de papel de arroz pequenas (ou 8 grandes)

Preparação (Tradicional):
  1. Leve o salmão e os ovos a cozer durante 7 minutos num tacho, com água suficiente os para tapar e temperada com uma pitada de sal.
  2. Retire o salmão, descasque os ovos e reserve.
  3. Coloque as algas a hidratar segundo as instruções na embalagem, no meu caso foram 10 minutos de molho.
  4. Lave e corte em pedaços a alface a utilizar (eu usei cerca de 4 ou 5 folhas). Reserve.
  5. Prepare numa tacinha o molho de iogurte, misturando o iogurte com o alho em pó e os orégãos e tomate seco. Reserve.
  6. Prepare uma taça com água morna de quantidade suficiente para mergulhar as folhas de papel de arroz.
  7. Para a montagem dos rolinhos de salmão, comece por mergulhar uma folha de papel de arroz na água morna até que comece a amolecer e disponha num prato previamente molhado.
  8. Coloque no centro um pouco de alface, por cima uma pequena porção de algas, depois um bocadinho de salmão e por fim uma colher de chá do molho de iogurte.
  9. Dobre uma ponta do papel de arroz para o centro por cima do recheio, depois dobre as laterais em género de envelope e por fim o último lado a sobrepor a primeira dobra.
  10. Se utilizar folhas de papel de arroz grandes, não necessita deste passo. Mergulhe outra folha de papel de arroz e coloque o rolinho anterior no meio desta, dobre da mesma forma para que o rolo fique melhor embrulhado e se aguente mais direitinho.
  11. Proceda da mesma forma com as restantes folhas de papel de arroz e respectivos ingredientes para o recheio até esgotar as folhas de papel vegetal e o salmão.
  12. Sirva a acompanhar com ovo cozido (ou pode utilizar ovo cozido para o recheio), um molho a seu gosto e se quiser com arroz branco.


Sem comentários:

Enviar um comentário