sábado, 20 de junho de 2020

Arroz de Lima, Açafrão e Pinhão

Queria um acompanhamento diferente para as salsichas grelhadas. E lembro-me de ter visto há uns tempos um arroz de lima, o que fiquei com a ideia para um dia mais tarde. Assim foi, hoje saiu este arroz. De sabor intenso, com o amargo da lima e o adocicado dos pinhões, agradou-me a mim e à filha. Já o filho torceu o nariz e o marido disse que era mais ou menos. Eu e a filha não nos importámos, o que sobrou deu para nós para outra refeição :)  




Ingredientes:
  • 2 dentes de alho
  • azeite q.b.
  • 1 lima
  • 1 caneca de arroz
  • 1 colheres de café de sal grosso
  • 1 colher de sobremesa de açafrão
  • 1 1/2 canecas de água
  • 50g miolo de pinhão
  • 1 raminho de 3 pés de salsa

Preparação (Tradicional):
  1. Pique os alhos para um tacho.
  2. Junte um fio de azeite, a raspa da lima e leve a lume forte a alourar durante 2 minutos.
  3. Adicionoe o arroz, o sal, o sumo da lima, o açafrão e deixe cozinhar em lume forte durante 1 minuto sempre a mexer.
  4. Adicione a água, envolva, mantenha em lume forte e espere que comece a ferver.
  5. Assim que comece a ferver junte os pinhões e a salsa lavada. Envolva, baixe o lume para o mínimo, coloque a tampa no tacho e deixe cozer, sem abrir, durante 5 minutos. Ao fim desse tempo, sem destapar, desligue o lume deixe em repouso 10 minutos, para que o arroz acabe de cozer lá dentro.
  6. Solte o arroz com uma colher de pau e sirva de seguida.



Sem comentários:

Enviar um comentário