sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Anho Assado com Batatinhas no Forno

Estive em Trás-os-Montes uma semana, a matar saudades da minha infância, em que todos os verões lá ia ver a minha avó e os meus tios. Para além da família havia muitas outras coisas que via e que ainda hoje me encanto cada vez que lá vou. As paisagens maravilhosas, entre serras, pinhais, campos de cereais, pedras e calhaus, rios e barragens, casas de pedra cobertas de colmo... Linda a terra do meu pai! Depois há ainda os animais. As vacas, as ovelhas e as cabras que nos bloqueiam a passagem na estrada, as galinhas e os patos à solta nos caminhos entre as casas da meia dúzia de pessoas que habitam o lugar da Seara, os porcos e os coelhos a quem levamos os restos da comida, as colmeias que se avistam aqui e acolá... e todos os maravilhosos cantares de pássaros que se ouvem no meio da tranquilidade que se sente quando se está no campo! Só é pena já cá não estar a minha avó, que me ensinou tanto acerca da vida no campo.
Mas vamos falar agora do anho, ou mais conhecido pelo borrego, o memé, o filho da ovelha... que em Trás-os-Montes é este o termo utilizado - anho. Realmente comer carninha criada no campo não tem nada a ver com a que se compra no talho das grandes cidades. Ainda seria melhor se fosse assado no forno a lenha, mas o fogão serviu muito bem para as 6 pessoas presentes para a refeição. É que o forno a lenha requer muita lenha para aquecer o forno para se cozinhar nele, portanto a usar teria de ser para cozinhar em quantidades maiores e aproveitar para cozer também pão ou outras coisas.
Deixo-vos a sugestão de um prato bem típico do nosso país e aproveito ainda para vos aconselhar um passeio a Trás-os-Montes, que vos garanto que é maravilhoso!



Ingredientes:
  • 4 pernas de borrego (anho)
  • 1 cabeca de alhos
  • sal q.b.
  • 3 folhas de louro
  • 1 chávena de café de azeite
  • 200 ml de vinho branco
  • 2 kg batatinhas novas
  • 2 cebolas médias
  • 1 raminho de salsa
  • 300 ml água

Preparação:
  1. Tempere o borrego de véspera com os alhos bem picadinhos, sal a gosto, as folhas de louro partidas aos bocados, a massa de pimentão, o azeite e o vinho branco. Deixe assim a repousar durante a noite.
  2. No dia seguinte, ligue o forno a 200º e depois de aquecido leve o borrego a assar durante 1h30m, regando de 30 em 30 minutos com o molho que fica no fundo do tabuleiro.
  3. A meio do tempo de cozedura, vire os pedaços de carne, de forma a tostarem dos dois lados.
  4. No fim do tempo de cozedura, retire o borrego do tabuleiro e reserve.
  5. Deite as batatinhas descascadas no tabuleiro ainda com o molho do borrego. Junte a cebola partida aos bocadinhos, o ramo de salsa e a água fervida e leve ao forno a assar durante 40 minutos.
  6. No fim coloque o borrego por cima das batatas e leve ao forno a aquecer um pouco antes de servir.


1 comentário:

  1. As Verdades São Sempre Bem Recebidas ,E Profissional como Sofia e Produtos Caseiros Dificil fazer Melhor ,e Bom Recordar ,e Ter Esperança de Renovar um Ano Depois Possivelmente antes com a distância se Torna Dificil,não Impossivel ,Não Deixem Esquecer As Raizes de Trás-os-montes Joaquim Barroso. em Agosto de 2017 <>

    ResponderEliminar