segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Doce de Tomate

Que saudades que eu tinha do doce de tomate. Pena é não ter tomatinhos caseiros bem gostosos, como eram os da minha avó, para o fazer. Comprei apenas meia dúzia de tomates maduros só para satisfazer o desejo. Desta vez fiz a versão simples, apenas tomate, mas a versão com gengibre também fica muito bom!
Sabe tão bem uma tosta ou uma bolacha de água e sal com este doce e um bocadinho de queijo!



Ingredientes:

  • 500g de tomate
  • 500g açúcar
  • 1 pau de canela



Preparação:

  1. Coloque todos os ingredientes num tacho e leve a lume médio até ferver, mexendo de vez em quando para não agarrar nem torrar no fundo e nas paredes do tacho.
  2. Quando começar a ferver triture com a varinha mágica, reduza para lume brando e deixe engrossar até obter o ponto estrada (passando com a colher de pau no fundo do tacho consegue ver o fundo deste).
  3. Assim que estiver no ponto desejado, desligue e distribua por frascos previamente esterilizados. Feche bem o frascos e volte-os ao contrário, para que ganhem vácuo. Assim que tiverem arrefecido pode virá-los para a posição correcta.
  4. Podem conservar-se num local fresco e seco até a sua abertura, depois de aberto o frasco deve ser conservado no frigorífico.

Sem comentários:

Enviar um comentário