domingo, 22 de junho de 2014

Gelado de Natas com Doce de Maçã e Ananás e Chocolate Branco

Uma sugestão muito fresquinha e deliciosa para os dias quentes, como alguns que já tivémos. Um gelado diferente, com compota de maçã e ananás, que partilhei a receita há dias, com uma base de gelado de natas e com o pormenor do chocolate branco para fazer o contraste de sabores. Poderá ser adaptado a outra compota/doce do seu agrado, no meu caso foi o ideal para acompanhar com ananás natural bem docinho. Com este gelado estou a participar no passatempo promovido pela Mariana Teixeira em parceria com a Finos Segredos - Gourmet Português no blog Receitas para a Felicidade.



Ingredientes:
  • 200g chocolate branco
  • 2 c. sopa de água
  • 100g açúcar
  • 8 claras de ovo
  • 1 pitada de sal
  • 450g natas frescas
  • 260g compota de maçã e ananás

Preparação:
  1. Parta 100g de chocolate grosseiramente em bocadinhos pequenos, com ajuda de uma faca. Reserve.
  2. Parta o restante chocolate branco em quadrados para uma taça e leve a derreter ao microondas com a água durante 20 segundos. Mexa e leve outros 20 segundos para acabar de derreter. Mexa bem de forma a ficar homogéneo e cubra o fundo de uma forma de silicone rectangular (tipo bolo inglês). Leve ao frigorífico para solidificar um pouco enqunto prepara o gelado.
  3. No copo da Bimby coloque o açúcar e pulverize 15 seg / vel 9. Reserve.
  4. Coloque no copo da Bimby a borboleta, as claras, o sal e programe 4 min / vel 3,5.
  5. Com a Bimby em funcionamento na velocidade 3,5 vá adicionando pelo bocal o açúcar reservado. Retire e reserve.
  6. Com a borboleta no copo da Bimby, insira as natas e bata 2 min / vel 3,5. Retire e com a ajuda de uma vara de arames envolva com as claras reservadas. Deite metade do preparado na forma.
  7. Distribua a compota de modo a formar uma camada sobre o preparado já na forma.
  8. Misture o chocolate branco partido aos bocadinhos com o restante preparado de gelado (pode reservar apenas um pouco para polvilhar o topo). Preencha a forma com este preparado. Cubra com película anti-aderente e leve ao congelador algumas horas de forma a solidificar.
  9. Na hora de servir, retire do congelador e passe o exterior da forma por água corrente da torneira para ajudar a desenformar. Passe uma faca também por água e corte o gelado em fatias.
  10. Sirva acompanhado de ananás natural.

1 comentário: