terça-feira, 10 de junho de 2014

Bolinhos de Salmão e Batata

Estes bolinhos de salmão foram feitos a pensar nas crianças. Eu até que nem me posso queixar, porque os meus filhos gostam muito de peixe, felizmente saiem à mãe :) Mas se a comidinha já vier no prato prontinha a comer sem dar grande trabalho ainda melhor. E como salmão é um dos peixes favoritos cá em casa, pois que saiu a ideia de um bolinhos salgados com salmão. Estavam pensados para servir de lanche para os filhos amanhã na escola, para evitar de que comam muito pão, mas não resistiram e foram devorados hoje ao jantar. Podem ser acompanhados de uma boa salada, de feijão verde ou salada russa.
Aproveito e ainda vou participar no passatempo da Marisa no seu blog Sweet My Kitchen - Olha ó peixinho fresquinho - que irá oferecer 5 vales de 5€ cada da Pescanova. Participem também!



Ingredientes:

  • 250g lombinhos de salmão congelados
  • 500g batata descascada
  • 170g ervilhas congeladas
  • 30g manteiga
  • 1 ovo (opcional)
  • sal, pimenta e salsa seca q.b.
  • azeite q.b.


Preparação:

  1. Leve o salmão a cozer num tachinho com água a ferver cerca de 10 minutos.
  2. Noutro tacho à parte coza as batatas e as ervilhas também cerca de 10 minuos.
  3. Num prato grande ou numa taça, esmague as batatas e a manteiga com um garfo.
  4. Adicione o salmão desfeito em lascas e envolva.
  5. Junte as ervilhas e os temperos e envolva de novo.
  6. Bata o ovo à parte numa tacinha, adicione à mistura anterior e mexa. (O ovo dá-lhe um sabor agradável mas faz com que a mistura fique mais mole, podendo ser retirado para facilitar o processo de formação dos bolinhos.)
  7. Leve uma frigideira ao lume a aquecer com um fio de azeite.
  8. Molde bolas do preparado e leve a alourar na frigideira. Achate-as de forma a ficarem parecidos com pequenos hamburgueres. Repita o processo até finalizar todo o preparado para os bolinhos de salmão e batata, limpando de vez em quando a frigideira do azeite já queimado e adicionando novo azeite.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Muito obrigada Marisa.
      Lembrei-me que até podia participar no seu passatempo Olha ó peixinho fresquinho com esta receita. Vou editar o texto e acrescentar o link para o seu passatempo :) Depois é só enviar o email
      Beijinhos.

      Eliminar