quinta-feira, 22 de maio de 2014

Frango Assado com Aroma de Laranja, Maçã e Especiarias

O que sabia mesmo bem era um franguinho do campo! Não arranjei o frango do campo mas arranjei um temepro bem saboroso. É algo que leva o seu tempo a fazer, principalmente quando de trata de um frango grande, mas a espera é recompensada com um franguinho feito em casa, quentinho acabado de sair do forno. O tempero que comprei no Lidl contém maçã, laranja, gengibre, manjerona, canela, coentros e cravo da índia. Acrescentei alho, louro, uma estrela de anis e sal.




Ingredientes:
  • 1 frango grande
  • 7 dentes de alho
  • 2 folhas de louro
  • 2 c. sopa de Apple & Orange Aromatic Seasoning (comprei no Lidl, Irlanda)
  • 1 estrela de anis
  • sal q.b. (eu acrescentei muito pouco, cerca de 1 c. café)
  • 150 ml vinho branco

Preparação:
  1. Pré-aqueçao forno a 200º.
  2. Abra o frango ao meio e lave-o bem. Coloque-o num pirex grande para ir ao forno.
  3. Dê uns golpes em todo o frango para este obter mais facilmente os aromas a utilizar no tempero, principalmente nas zonais mais grossas como nas coxas e nos peitos.
  4. Pique os alhos e espalhe pelo frango. Corte as folhas de louro em 4 partes e aplique nos golpes do frango. Polvilhe o frango dos dois lados com a mistura aromática de maçã e laranja  (Apple & Orange Aromatic Seasoning).
  5. Parta a estrela de anis e distribua pelo frango. Adicione ainda ao tempo algum sal, se necessário e regue com o vinho branco.
  6. Leve ao forno cerca de 1h30m, virando-o por dua vezes. Eu costumo colocá-lo no forno com a parte de fora virada para cima, passada meia hora viro-o para ficar com o interior (que não se vê a pele) virado para cima, e viro-o mais uma vez ao fim de mais meia hora para o voltar a colocar com a pele virada para cima, de modo a ficar tostadinha.
Sirva com batatas fritas, arroz, salada, pão... e Bom Apetite!

2 comentários: