segunda-feira, 19 de maio de 2014

Doce de Amora Silvestre

Acho que já vos falei aqui da minha adoração por amoras. Lembram-me os verões passados na terra do meu pai... Era com cada uma, grande e madurinha! E tudo fruto da natureza, silvestres bem saborosas! A minha avó só me dizia para não as comer quentes do sol, para as deixar arrefecer, senão dava-me a volta à barriga e ia passar muito tempo na casa de banho :) E mesmo assim, quando não vou lá no verão, mesmo vivendo na cidade, é certo que tenho de procurar uns campos com silvas para apanhar algumas amoras. E o destino delas já se sabe, salada de frutos vermelhos, gelados e doce. Aqui fica o doce, delicioso e bem docinho.



Ingredientes:

  • 1000g amoras silvestres bem lavadas
  • 700g açúcar amarelo
  • 1 saqueta de pectina (opcional)


Preparação:

  1. Coloque as amoras e o açúcar num tacho e leve a lume médio.
  2. Deixe ferver, mexendo frequentemente com a colher de pau para não começar a caramelizar e a agarrar ao fundo do tacho.
  3. (Opcional: Se desejar que o ponto do doce seja atingido mais rapidamente junte uma saqueta de pectina quando estiver quase no ponto de estrada e mexa bem para se dissolver sem fazer grumos. A pectina funciona como gelificante natural e encontra-se facilmente em casas como o Celeiro ou nos hipermercados na secção de saúde/produtos naturais. Depois de adicionar a pectina deixe ferver mais cinco minutos, mexendo sempre para não agarrar.)
  4. Quando estiver em ponto estrada deslique e distribua por frascos esterilizados. Feche-os e reserve-os virados ao contrário para criar vácuo.

Sem comentários:

Enviar um comentário