domingo, 18 de maio de 2014

Battenberg Cake com Framboesa

Hoje é o 60º aniversário da minha Mãe motivo muito forte para haver bolinho e cantar os parabéns. Também hoje se comemora o World Baking Day, por isso há que fazer um bolo. Mais ainda, hoje esteve de chuva e não deu para ir passear, ora aí está mais uma razão para arranjar entretenimento a fazer um bolinho :) Poderia arranjar mais motivos, acho que até ficaria aqui a noite toda a enumerar razões que me levariam a fazer um bolo.
Este bolo já andava na minha mira há alguns dias. Já comi bolos de Battenberg e adoro, mas simplesmente porque adoro massapão. E tudo o que leva massapão é bom! Como tinha uma base de massapão para utilizar estava já decicio que seria um bolo destes. Fiz uma pesquisa e facilmente me decidi pela receita da fabulosa Patrícia no seu blog Côco & Baunilha. Ela tem umas mãos de fada! Só não usei o extracto de amêndoa porque a minha filha não é apreciadora do sabor forte a amêndoa e acrescentei um pouco mais de framboesa. Podia ficar mais perfeitinho, pois a massa rosa/vermelho cresceu menos fazendo com que os quadrados não ficassem alinhadinhos, do mesmo tamanho. Mas na cozinha é mesmo assim, os resultados não são sempre os mesmos e com a experiência é que nos vamos aperfeiçoando.



Ingredientes para o Bolo:
  • 140g de farinha c/ fermento
  • 1/2 c. (sobremesa) de fermento em pó
  • 175g de açúcar
  • 60g de amêndoa moída
  • 1 c. café de essência de baunilha
  • 3 ovos
  • 150g de manteiga à temperatura ambiente
  • 100g framboesas
  • Corante vermelho q.b. (entre 1 ou 2 c. sobremesa, consoante a cor desejada)
  • vaqueiro líquida q.b. para untar a folha de papel vegetal que funcionará como divisão da forma

Ingredientes para a decoração:
  • 100g doce de morango
  • 400g massapão (eu usei uma base Dr. Oetker sem ser necessário estender a massa)
  • framboesas e bolinhas de chocolate branco

Preparação:

  1. Pré-aqueça o forno a 180º.
  2. Coloque no copo da Bimby a farinha, o fermento, o açúcar, a amendoa moída e pulverize 15 seg/ vel 9.
  3. Junte a essência de baunilha, os ovos, a manteiga e misture 30 seg / vel 3,5. Retire e reserve metade da massa.
  4. Lave muito bem as framboesas, esmague-as numa tijela e juntar à metade da massa que ficou dentro do copo da Bimby.
  5. Adicione o corante até obter a cor desejada e misturar 30 seg / vel 3,5.
  6. Coloque a massa branca numa das laterais da forma e a rosa na outra, separadas com uma folha de papel vegeatl previmante untada com manteiga. Levar ao forno cerca de 30 minutos (verifique se está cozido com um palito, terá de sair limpo). Deixer arrefecer por completo antes de desenformar.
  7. Desenforme e corte cada uma das massas de bolo ao meio. Apare de forma a obter 2 barras de cada cor mais ou menos do mesmo tamanho.
  8. Estenda o massapão num retângulo e comece a montar por cima do massapão o bolo em xadrez, intercalando cada uma das cores.
  9. Una as barras de bolo com o doce de morango e barre também as laterais do bolo de forma a colar o massapão.
  10. Enrole o bolo no massapão e vire o lado nde as pontas se unem para baixo.
  11. Corte as pontas e decore a gosto. (Use as costas de uma faca para fazer os vincos na diagonal no topo do bolo, coloque as bolinhas de chocolate nos cruzamentos e no centro distribua as framboesa)

Eu gostei do bolo de framboesa mais húmido e com bom sabor a framboesa mas se preferir retire da quantidade de framboesa para obter um bolo mais fofinho.

3 comentários:

  1. Nunca fiz, mas está muito bonito e deve ser delicioso

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Este massapão foi comprado na Irlanda, não sei se há em Portugal. Pensei que seria muito bom por não dar trabalho a esticar, pois vem enrolado como a massa folhada que se compra fresca pronta a utilizar, que também é só desenrolar e está. Mas a verdade é que se partiu toda ao desenrolar porque a massa torna-se muito seca por já vir esticada. Conclusão acabei por ter de a juntar toda, levei-a uns segundos ao microondas porque estava dura difícil de esticar, e depois que ficou mais molinha estiquei-a com um rolo tal como se estica outro massapão que se compre. Aconselho o da Vahiné ou do IKEA.
      Bons cozinhados :)

      Eliminar